O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, na quinta-feira, dia 1, que o país sairá do Acordo de Paris.

Criado em 2015, o acordo foi assinado por 195 países que se comprometeram a ajudar o planeta,  reduzindo emissão dos gases poluentes em um esforço para evitar que a temperatura da Terra aumente mais de 2°C. De acordo com cientistas, esses gases aumentam a temperatura e causam diversas alterações no meio ambiente (veja mais abaixo).

Segundo Trump, o acordo estava impedindo os Estados Unidos de gerarem mais empregos, já que as indústrias que poluem, como a de carvão, não podiam atuar com toda a sua capacidade. Sem tanta produção, menos vagas seriam criadas.

Presidentes e representantes dos países que assinaram o Acordo de Paris, em 2015

Especialistas em meio ambiente, no entanto, acreditam que a saída do acordo pode ser prejudicial ao planeta, já que os Estados Unidos são responsáveis por um terço das emissões de gases poluentes da Terra.

Além disso, há quem diga que a saída dos americanos pode incentivar outros países a deixarem o tratado. Até então, apenas a Síria e Nicarágua não haviam assinado o acordo.

O acordo foi o maior projeto mundial para proteger o planeta e manter o aquecimento global abaixo de 2°C. Presidentes das maiores empresas dos Estados Unidos escreveram cartas pedindo que Trump não deixasse o acordo, incluindo Facebook, Apple, Microsoft e até a petrolífera ExxonMobil.

Os Estados Unidos são o segundo país mais poluidor do planeta, logo atrás da China. Trump justifica a atitude afirmando que o acordo não é bom para o país, uma vez que acabará com o emprego de muitas pessoas que trabalham na indústria do carvão.

Trump disse que pretende deixar o Acordo, mas estudar maneiras de ingressar em algum que lhe pareça mais justo para seu país.

O que os especialistas afirmam sobre as consequências da poluição para o meio ambiente?

– O aumento na emissão dos gases poluentes contribui para o Aquecimento Global, fenômeno em que as temperaturas do planeta aumentam.

– O Aquecimento Global traz diversas consequências para o meio ambiente, entre elas aumento no nível dos mares, secas em algumas regiões e abundância de chuvas em outras.

Cientistas apontam que as secas ficariam mais intensas em algumas regiões.

– O aumento da temperatura provoca o derretimento das geleiras, fazendo com que as águas invadam ilhas e cidades litorâneas.

– Uma pesquisa feita pela Universidade Old Dominion, nos Estados Unidos, mostrou que 33% de um total de 704 espécies de coral estão ameaçadas de extinção por causa do aumento da temperatura do mar. Com essa alteração, ocorre um fenômeno conhecido como branqueamento, que faz com que os corais contraiam doenças com mais facilidade.

 

 

 

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Gabriely

    3 anos atrás

    Oi

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido