No dia 25 de agosto, o Ministério da Saúde anunciou que o reforço da imunização contra a covid-19, com a aplicação da terceira dose da vacina em pessoas acima de 70 anos e imunossuprimidos, começaria em 15 de setembro. Alguns estados, no entanto, adiantaram-se e iniciaram a nova rodada.

Goiás está aplicando a terceira dose em pessoas acima de 60 anos e que vivem em abrigos desde 1º de setembro, mesma data em que o governo de Santa Catarina autorizou municípios a realizar o reforço em idosos acima de 70 anos. São Paulo, entre 6 de setembro e 10 de outubro, vai vacinar idosos e imunossuprimidos.

No Rio de Janeiro, o reforço começou a ser aplicado em idosos que moram em instituições de longa permanência (como casas de repouso) em 1º de setembro. O estado planeja seguir com essa proposta em todos os idosos até 30 de outubro.

Para a terceira dose, é necessário que a pessoa tenha tomado a segunda dose há pelo menos seis meses. O plano do Ministério da Saúde prioriza, no reforço, o uso das vacinas Pfizer, Janssen e AstraZeneca. O governo de São Paulo e o Instituto Butantan estão pedindo que o imunizante CoronaVac seja oficialmente incluído na nova etapa — não havia resposta a respeito da requisição até o fechamento desta edição.

#pracegover: Idosos dentro de um carro são vacinados. A mulher segura nas mãos uma placa escrita “Feliz e vacinado”. Crédito de imagem: : Governo do Estado de São Paulo

Por que tomar uma terceira dose?
Estudos de produtores de vacina contra a covid-19 indicam que a imunização após duas doses começa a diminuir depois de alguns meses. Por isso, pessoas vacinadas há mais tempo podem precisar tomar uma nova dose. Saiba mais na edição 175 do Joca.

Fabricação no Brasil
As empresas Pfizer e BioNTech anunciaram, em 26 de agosto, que a brasileira Eurofarma será responsável pela finalização e envasamento das vacinas das companhias no Brasil. O laboratório brasileiro vai produzir 100 milhões de doses por ano, que serão distribuídas para toda a América Latina.

Glossário
Imunossuprimidos:
pessoas que têm o sistema imunológico (que protege o corpo de doenças) enfraquecido.

Fontes: Agência Brasil, CNN, Estadão, G1, Istoé, Metrópoles, O Globo, O Tempo e R7.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 176 do jornal Joca

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido