estação espacial internacional 182
#pracegover: imagem da Estação Espacial Internacional em órbita com a Terra vista ao fundo. Crédito de imagem: NASA

No dia 31 de janeiro, a Nasa (a agência espacial dos Estados Unidos) revelou detalhes sobre os planos de aposentar a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Ela continuará funcionando até 2030 e, depois, será lançada no Oceano Pacífico, em 2031.

A ISS é uma estrutura artificial na órbita da Terra que serve como laboratório para estudos. Ela também tem locais para os astronautas poderem dormir e descansar. O projeto foi criado em 1984, mas só começou a ser construído em 1998, por uma sociedade de países que incluem Estados Unidos, Rússia, Japão, Canadá e uma organização representando algumas nações europeias. O Brasil chegou a apoiar a iniciativa.

Por enquanto, a Nasa não planeja criar outra estação. E vai economizar bilhões de dólares com a aposentadoria da ISS. A ideia é deixar que empresas privadas (que não pertencem ao governo) liderem esse movimento. “Esperamos compartilhar as lições que aprendemos e nossa experiência de operação com o setor privado”, disse Phil McAlister, diretor comercial de voo espacial da Nasa, em comunicado.

Ao desativar a estação, o plano da Nasa é fazer com que ela mergulhe em direção ao Ponto Nemo (veja no mapa), no Oceano Pacífico — região do planeta mais distante de qualquer continente ou ilha, por isso segura para jogar a estrutura.

ponto-nemo
#pracegover: imagem do globo terrestre, em formato de mapa, mostrando a localização do Ponto Nemo, no Oceano Pacífico. Imagem: Google

Centenas de satélites e pedaços de espaçonaves já foram lançados lá, dando ao lugar o apelido de “cemitério das naves espaciais”. A Estação Espacial Russa, por exemplo, está no Ponto Nemo desde que deixou de funcionar, em 2001.

Fontes: Aventuras na História, BBC, CNN, Estadão, G1, Nasa e Superinteressante

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 182 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (4)

  • Maluquices | Tomate perdido é encontrado na Estação Espacial Internacional - Jornal Joca

    4 meses atrás

    […] no dia 6 de dezembro pela Nasa (a agência espacial dos Estados Unidos), membros da tripulação da Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês) declararam que finalmente encontraram um tomate desaparecido dentro da […]

  • marcelapagano.3anod.sc

    2 anos atrás

    nossa que triste... mas vão construir outra estação espacial. (meu pc não tem ponto de interrogação

  • Jornal Joca

    2 anos atrás

    Oi, tudo bom? Obrigado pelo comentário! Sim, novas estações espaciais estão sendo construídas.

  • gabcamargopaixao@gmail.com

    2 anos atrás

    muitisimo legal

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido