A poluição e as fortes chuvas que atingem o Estado de São Paulo provocaram, mais uma vez, a formação da espuma tóxica do rio Tietê.

Na cidade de Salto (SP) a espuma transbordou, inundando diversas ruas.

Além da espuma nas calçadas e ruas, os moradores também enfrentam o forte mau cheiro do rio.

Uma ilha de garrafas pet, com milhares de detritos, se acumulou embaixo da ponte, impedindo o escoamento da água.

Resultado de imagem para poluição tiete garrafa salto

Pessoas jogam lixo no chão e todos os detritos, acabam no rio.

Resultado de imagem para rio tiete mapa

 

O rio Tietê nasce a 840 metros de altitude, na cidade de Salesópolis (Estado de São Paulo), situada na região da Serra do Mar. Atravessa o Estado de São Paulo, na direção de leste a oeste. Ele deságua no rio Paraná, no município de Itapura (divisa entre São Paulo e Mato Grosso do Sul).

 

No percurso, encontram-se instaladas diversas barragens. As principais barragens são: Edgard de Souza, Pirapora do Bom Jesus, Laras, Anhembi, Rasgão, Barra Bonita, Ibitinga, Três Irmãos e Promissão.

O rio teve uma grande importância na história do país, pois serviu de rota para os bandeirantes, no século XVIII. Estes aventureiros, que ampliaram o território brasileiro, usavam o Tietê para chegar ao interior do Estado de São Paulo, atingindo a região de Mato Grosso. Durante o percurso, fundaram diversas cidades.

Nas épocas seguintes, foi muito utilizado para a navegação e até mesmo para a prática de esportes náuticos, principalmente, na região metropolitana de São Paulo. Foi a partir da década de 1950 que este quadro mudou. Com o crescimento populacional e industrial desordenado da cidade de São Paulo, o rio passou a receber o esgoto doméstico e industrial no trecho da cidade, deixando suas águas poluídas e contaminadas.

A partir da década de 1990, após forte mobilização popular, o governo do Estado de São Paulo deu início ao projeto Tietê Vivo. O projeto, ainda em execução, tem apresentado bons resultados. A poluição da águas do rio já apresenta diminuição, pois boa parte do esgoto tem recebido tratamento. Espera-se que, nos próximos anos, o rio recupere as boas condições de suas águas como nas décadas passadas.

Enchentes 

A marginal do Tietê é uma importante ligação viária da cidade de São Paulo. Até o começo do século XXI eram comuns as enchentes, principalmente na época de verão. Estas enchentes provocavam transtornos ao trânsito da cidade, além de inundar casas, indústrias e estabelecimentos comerciais. A águas poluída e contaminada provocava doenças (leptospirose, tifo, diarréia, entre outras) nas pessoas que entravam em contato com ela.

A partir do ano de 2002, o governo do Estado de São Paulo deu início ao projeto de rebaixamento e urbanização da calha do rio. Finalizado em 2006, este projeto apresentou resultados positivos, diminuindo significativamente as enchentes na marginal Tietê.

Curiosidade

A palavra Tietê é de origem indígena (tupi) e significa “caudal volumoso”.

Fotos: Arquivo Pessoal/Thiago Ariosi/TV TEM
Fonte: Sua Pesquisa

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    6 anos atrás

    ...mais que completa essa notícia!!! Verdadeira aula de história do Brasil, geograficamente apresentada com riquíssimo vocabulário trabalhando o gênero textual informativo. Parabéns Jornal Joca é um prazer trabalhar com esse material. profª Telma

  • Joca

    6 anos atrás

    Muito obrigado, Telma!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido