O primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, anunciou na última sexta-feira, dia 27 de outubro, a destituição do presidente da Catalunha, Carles Puigdemont, e de todo seu governo, incluindo o vice Oriol Junqueras.

Primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy

Além disso, Rajoy dissolveu o Parlamento da Catalunha e anunciou eleições locais para 21 de dezembro. As decisões do primeiro-ministro estão baseadas no artigo 155 da Constituição da Espanha, que teve aplicação aprovada pelo Senado.

A resolução foi a reposta do governo espanhol à declaração unilateral de independência da Catalunha. De acordo com Rajoy, o objetivo as ações não é suspender a autonomia da região, e sim devolvê-la à “normalidade”.

No fim de semana, uma passeata reuniu milhares de pessoas no centro de Barcelona. Sob o lema “Todos somos Catalunha”, a manifestação contra a declaração de independência da região e a favor da unidade do país contou com a participação de dirigentes dos partidos liberais, socialistas e centro-direita.

O presidente destituído da Catalunha, Carles Puigdemont, afirmou que não aceita seu afastamento e pediu aos catalães uma “oposição democrática”. A Promotoria Geral da Espanha deve iniciar nesta segunda-feira, dia 30, o trâmite legal para afastar os responsáveis pela declaração de independência.

Presidente destituído da Catalunha, Carles Puigdemont

A proposta é processar os promotores do processo de independência por rebelião, crime previsto para quem enaltece “violenta e publicamente” a suspensão ou modificação da Constituição ou a declaração da autonomia de uma parte do território nacional.

Para este tipo de violação, o Código Penal espanhol prevê pena de 15 a 25 anos de prisão.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • EE Henrique Dumont Villares

    6 anos atrás

    SENDO ESPANHOLA TENHO ACOMPANHADO AS NOTICIAS SOBRE O QUE ACONTECEU NA CATALUNHA, FIQUEI SURPRESA AO SABER QUE OS CATALÃES QUERIAM SE SEPARAR DO RESTANTE DA ESPANHA. CRISTINA - 5 A - ESCOLA HENRIQUE DUMONT VILLARES

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido