O Congresso da Espanha aprovou, em 20 de abril, um projeto de lei que faz com que a Justiça passe a considerar animais seres vivos — e não objetos (como são tratados atualmente pela lei espanhola). Com a mudança, os bichos passam a ter direitos semelhantes aos de crianças, isto é, devem ser tratados como criaturas com sensibilidade e ter o bem-estar garantido. O objetivo é ampliar os direitos dos animais. Hoje, a principal medida de proteção judicial aos bichos é uma lei de 2003, que prevê de seis meses a um ano e meio de prisão a quem maltratar animais no território espanhol. Além da Espanha, países como Portugal, Alemanha, Áustria e França já têm leis que preveem que os animais sejam tratados como seres vivos.

O que muda na prática?
O projeto ainda pode sofrer algumas alterações antes de a lei começar a valer. No entanto, o documento atual prevê que:

  • O dono tem o dever de cuidar de seus animais, respeitando as características de cada espécie.
  • Ao encontrar um animal abandonado, a pessoa deverá, primeiramente, tentar localizar o dono. Caso o proprietário não seja encontrado, o indivíduo deverá informar a situação de abandono a um órgão ou centro especializado. Só depois disso, poderá assumir os cuidados do bicho.
  • Quando um casal se separar, deve ser definido o que será feito com os animais domésticos da casa. Serão levados em consideração não apenas os interesses dos membros da família, como também o bem-estar do bicho. Um juiz poderá definir se ele deve passar um tempo na residência de cada um dos donos, por exemplo.
#pracegover: a foto mostra homem encostando a mão na pata de de cachorro da raça Dálmata. Crédito de imagem: Getty Images

No Brasil
A lei brasileira considera os animais objetos. Porém, desde 2018, há no Congresso um projeto de lei para fazer com que os bichos passem a ser encarados como seres vivos. Para se tornar válida, a medida tem que ser aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo presidente Jair Bolsonaro. Atualmente, no entanto, a lei brasileira prevê punição para quem maltratar animais: de dois a cinco anos de prisão.

Fontes: ABC, Diario Veterinario, El País Brasil, El País Espanha, La Vanguarda, site oficial do governo do Brasil, Site oficial do Senado Federal e O Globo.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 170 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Fernanda

    2 anos atrás

    Muito triste saber que algumas pessoas [e não são poucas, maltratam os animais

  • nataly

    2 anos atrás

    e verdade

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido