Ela concorre ao Prêmio Hans Christian Andersen 2024
No dia 18 de janeiro, Marina Colasanti, autora ítalo-brasileira (ou seja, com nacionalidade italiana e brasileira) de diversos livros infantis, foi indicada ao Prêmio Hans Christian Andersen 2024.
Aos 86 anos, ela já publicou obras que abordam temas como amor, medos, sonhos e outros aspectos da existência humana. Algumas das mais conhecidas são Uma Ideia Toda Azul, Quando a Primavera Chegar e Minha Tia Me Contou. A temática dos contos de fadas surge na escrita de Marina de maneira recorrente, trazendo para o mundo de princesas e reis questões sobre amadurecimento pessoal.
O brasileiro Nelson Cruz, conhecido por livros como Chica e João, concorre como melhor ilustrador. Além de escrever as próprias histórias, Nelson desenha para obras de outros autores.
O que é o Prêmio Hans Christian Andersen?
Considerado a maior premiação da literatura infantojuvenil no mundo, o prêmio foi criado, em 1956, pela International Board on Books for Young People (Ibby) e celebra, a cada dois anos, os melhores escritores e ilustradores vivos de obras para crianças e jovens.
O nome da honraria homenageia Hans Christian Andersen (1805-1875), escritor dinamarquês que contou ou adaptou (a partir do que era contado por meio da fala) diversas histórias, como A Pequena Sereia, O Patinho Feio e A Princesa e a Ervilha. Andersen é tão importante para o universo dos livros que 2 de abril, data em que nasceu, foi escolhida como Dia Internacional do Livro Infantojuvenil.
Três brasileiros já receberam o prêmio: Lygia Bojunga, em 1982; Ana Maria Machado, em 2000; e Roger Mello, como ilustrador, em 2014. Os ganhadores de 2024 serão divulgados em 8 de abril, na Feira do Livro Infantil de Bolonha, na Itália. Marina concorre com outras cinco pessoas.
FONTES: ESTADÃO, EUROCID, IBBY, MARINA COLASANTI E O GLOBO.
Esta matéria foi originalmente publicada na edição 217 do jornal Joca.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.