EM SALTA, ALUNOS SE REÚNEM PARA A EXIBIÇÃO AUDIOVIDUAL Foto: Reprodução Informate Salta

As crianças do Ensino Fundamental I da Argentina começarão a ter aulas de cinema nas escolas. Ao todo, 7 das 24 províncias (estados) da Argentina participarão dessa iniciativa.

Os alunos, além de aprenderem lições básicas de como analisar um filme, também poderão ir à salas de cinema para assistir produções que foram feitas na Argentina.

Com isso, a expectativa é que as crianças tenham mais vontade de ir ao cinema e assistam mais filmes argentinos, como a animação Um Time Show de Bola.

cena-de-um-time-show-de-bola-de-juan-jose-campanella-1385161782693_956x500

O Projeto foi desenvolvido em parceria com a França e exibe filmes locais, além de promover debates para despertar nas crianças o gosto pelo cinema e fomentar a indústria audiovisual do país.

en-la-opera-juan-pablo-zaramella-argentina1

Na França, as escolas também oferecem aulas de cinema, com a diferença de que lá, essa iniciativa começou em 1989, há 27 anos.

Quem é quem em um set de cinema?

Resultado de imagem para set de cinema

Ator: é a pessoa que interpreta um personagem. Ele decora as falas e se prepara para contar a história para o público.

Diretor: é o chefe do filme. É ele quem decide como uma cena vai ser feita, qual o tempo de duração dela…Além disso, é ele quem diz se os figurinos (roupas) estão bons, se os atores estão atuando bem, entre outras coisas.

Roteirista: é quem escreve a história dos filmes. Além de escrever as falas dos personagens, ele deixa claro qual é o lugar e a época em que a narrativa se passa.

Figurinista: é quem faz as roupas que serão usadas pelos personagens.

Produtor: é a pessoa que vai atrás de tudo o que é necessário para que o filme vá para as telas. Basicamente, é ele quem corre atrás dos equipamentos, dos atores e até do dinheiro que será necessário para fazer o longa.  

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Dandarah Filgueira da Costa

    7 anos atrás

    Adoro os artigos do JOCA. Toda semana escolho um para discutir com meus alunos da oficina de Jornal da Escola, estimula a leitura crítica, a interpretação de texto, a informação, e muito mais. Parabéns à equipe do JOCA!

  • Joca

    7 anos atrás

    Que legal, Dandarah! Por favor, continue a ler e a incentivar seus alunos a terem uma leitura crítica! Obrigada

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido