Um projeto social do Reino Unido está levando energia elétrica a habitantes de Serra Leoa, país da África. A instalação de placas solares, iniciada em 2019, deve chegar a 80 mil pessoas que vivem em dezenas de aldeias e comunidades rurais, algumas delas sem acesso à eletricidade há seis décadas. 

Chamada de Movamba, a iniciativa é financiada pelo Projeto de Energia Renovável Rural (RREP, na sigla em inglês), do Reino Unido, e consiste na instalação de 32 microrredes solares, que totalizam uma potência de 1,7 megawatts, o suficiente para abastecer 20 mil residências e 23 centros de saúde. 

Nos últimos meses, o projeto avançou no interior do país. Das 32 microrredes previstas, 21 já tiveram a instalação iniciada ou finalizada, beneficiando 30 mil pessoas. A conclusão total deve acontecer em maio de 2022.

#pracegover: Placas solares em terreno de Serra Leoa. Crédito de imagem: divulgação Energicity

“Eletricidade é um direito ao qual todos os serra-leoneses deveriam ter acesso”, declarou o ministro de Energia Alhaji Kanja Sesay, no lançamento do programa na comuna de Foredugu, em março deste ano. Por lá, não havia energia há 60 anos porque a rede nacional não conseguia chegar à comunidade.

As melhorias já podem ser observadas na educação e nos negócios, declarou Nicole Poindexter, fundadora da Energicity Corporation, empresa com sede na África Ocidental e responsável pelo projeto. Na escola Conakry Dee Junior, a frequência dos alunos teria aumentado em 25%, segundo ela, que contou também a história do serra-leonense Kadiatu Maseray: com eletricidade, ele aumentou os lucros de seu negócio de bebidas frias em 300%.

Raio X Serra Leoa  
Capital: Freetown.
Língua oficial: inglês.
Área: 71.740 km² (aproximadamente, metade da área do Acre).
População: cerca de 8 milhões de habitantes.
Moeda: leone.
Acesso à eletricidade: em 2019, 26% da população tinha luz em casa. Na área rural, apenas 6% tinha acesso à energia. Nas cidades, 52%.

Fontes: CIA, Good News Network, Energicity Corporation, Razões Para Acreditar, Renewable Energy Magazine e Renewable Energy World.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 180 do jornal Joca

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido