O próximo Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, será realizado no dia 17 de janeiro. Se você é da turma que passou o ano passado inteiro se preparando, veja algumas dicas para arrasar na prova.

Leia o tema da redação primeiro

Alguns alunos preferem fazer a redação antes de responder a prova para evitar escrever com o cérebro cansado. Essa é uma opção válida. Outra dica é ler o tema da redação depois de responder as questões de ciências humanas. Isso porque, muitas vezes, as próprias questões fornecem elementos que serão úteis para a formulação do seu texto.

Separe seu material um dia antes

É obrigatório levar documento oficial de identificação com foto, máscara de proteção facial e caneta esferográfica de tinta preta fabricada de material transparente. No dia da prova, é normal ficar com a cabeça cheia e acabar esquecendo algum desses itens. Por isso, separe o material um dia antes e deixe em um lugar visível para pegar antes de sair de casa.

Durma bem

Dormir tarde na noite anterior ao Enem para revisar o conteúdo parece uma boa ideia, mas não passa de uma cilada. Não há nada novo que você possa aprender horas antes da prova e pouco tempo de sono atrapalha a concentração e o raciocínio, mesmo que você não se sinta sonolento. O ideal é fazer o possível para dormir oito horas seguidas, acordar cedo para não perder a hora e ter uma alimentação leve.

Atenção com o gabarito

Preencher o gabarito corretamente é essencial. Por conta do cansaço após horas de esforço intelectual, muitos acabam se descuidando disso. A dica é usar uma régua para ter certeza de que está preenchendo os espaços certos. E, claro, conferir duas vezes antes de passar a caneta preta.

Arte: Agência Brasil (EBC) com edição de Graça Adjuto

Fonte: Brasil Escola, Agência Brasil e R7.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido