Chuvas fortes voltaram a atingir a Bahia, causando inundações. O governo informou que 72 municípios decretaram estado de emergência (sendo que 32 estão submersos) e mais de 480 mil pessoas foram afetadas. Cerca de 19,5 mil moradores ficaram desalojados (ou seja, precisaram deixar a casa em que moram, mas sem a necessidade da ajuda do governo) e 16 mil estão desabrigados (ou seja, precisam da ajuda do governo e estão dormindo em centros como quadras poliesportivas).

As regiões mais afetadas foram o sul e o sudoeste da Bahia, além de um trecho do norte de Minas Gerais. As chuvas, que tinham começado no fim de novembro, apresentaram uma trégua na maior parte de dezembro, mas voltaram a causar enchentes no dia 23. No dia 25 de dezembro, a barragem (barreira artificial feita para reter grandes quantidades de água) de Iguá, em Vitória da Conquista, não aguentou o volume e rompeu. O mesmo aconteceu em Jussiape, na região da Chapada Diamantina, no dia seguinte.

Fonte: redes sociais do Governo do Estado da Bahia

Foram registrados danos à infraestrutura dos municípios, sendo que alguns deles tiveram o fornecimento de energia elétrica interrompido depois que postes caíram. Ao menos nove rodovias federais estão interditadas.

Os governos do Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Sergipe, São Paulo e Minas Gerais compartilharam recursos, como equipes e veículos, para ajudar no resgate e assistência das pessoas afetadas. O governo da Bahia criou unidades de apoio em locais estratégicos para atender desabrigados, forças-tarefa de resgate e assistência, além de realizar vistorias técnicas em outras barragens, para impedir novos rompimentos.

ATUALIZAÇÃO – DIA 29 DE DEZEMBRO

As chuvas continuam na região. O governo do estado informou que o número de mortos subiu para 24, o número de desabrigados ou desalojados foi para 91 mil e mais de 629 mil pessoas foram afetadas.

Fontes: G1, O Globo, Nexo, UOL, BBC e Correio 24 horas.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Alicevorrath

    2 anos atrás

    Nossa! Que inundação! :/

  • Luciana Ribeiro

    2 anos atrás

    Obrigada pelas informações!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido