Crédito de imagem: DreamStudio by Stability.ai

Há muito mais no teatro do que artistas no palco e uma plateia assistindo. Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) — série de recomendações do governo sobre o que deve ser ensinado nas escolas — ele é capaz de promover vivências coletivas por meio de jogos, improvisações, atuações e encenações, “[…] possibilita a intensa troca de experiências entre os alunos e aprimora a percepção estética, a imaginação, a consciência corporal, a intuição, a memória, a reflexão e a emoção”.

Por tudo isso, muitos colégios oferecem o teatro de maneira obrigatória — assim como disciplinas de português, matemática e história. É o caso da Escola St. Nicholas, em São Paulo (SP), em que todos os anos (com exceção dos dois últimos do ensino médio) têm a disciplina de teatro na grade curricular. Além disso, há uma matéria optativa para quem deseja participar de uma peça que é produzida anualmente. “A gente mistura as diferentes idades, e os alunos saem de suas bolhas e aprendem com mais velhos e mais novos”, conta a professora de teatro Angel Robinson, que dá aula para as turmas do ensino fundamental I.

Angel Robinson, professora de teatro na Escola St. Nicholas. Crédito de imagem: arquivo pessoal

Angel faz diversos jogos teatrais, de acordo com a faixa etária de cada grupo. “Para os mais novos, a gente trabalha muito com contação de histórias; os alunos criam os personagens com o corpo enquanto o professor narra”, explica. “Conforme a idade vai aumentando, eles trazem o que é deles para a cena, criando e atuando nas histórias.”

Para Alice O., 11 anos, o teatro é uma maneira de fazer novos amigos e ajudá-la a se expressar melhor. Maria Julia M., de 12 anos, também gosta de socializar com a aula. “O teatro é muito importante para mim, porque, desde pequenininha, eu sempre gostei de atuar e estar no palco”, conta.

“Para mim, teatro é importante porque me ajuda a me expressar, e eu também acho muito legal.”

Eduarda F., 10 anos

“Eu gosto muito porque aprendo a me expressar melhor e perder a vergonha.”

Helena S., 12 anos

“Eu gosto muito porque aprendo mais sobre expressar minhas emoções e falar mais com pessoas.”

Nicolas B., 13 anos

O teatro como um processo

Em Salvador (BA), a rede municipal de educação determina que duas horas semanais devam ser ocupadas por, pelo menos, uma das disciplinas de artes visuais, dança, música e teatro.

Poliana Bicalho é produtora cultural e professora de teatro no ensino fundamental I de duas escolas municipais na capital baiana: Senador Antônio Carlos Magalhães e Paroquial da Vitória. Suas aulas buscam dialogar com as outras disciplinas e são voltadas mais para o processo do que para o resultado. “Quando é para fazer uma apresentação, eu falo que todo mundo tem que ensaiar e, no dia, apresenta-se quem quer”, explica.

Poliana costuma trabalhar com movimentos corporais, fazendo com que os estudantes saiam da carteira, e aproveita o espaço para tratar de questões como gênero e raça. A professora, porém, encontra algumas dificuldades, como infraestrutura, pouca oportunidade para levar os estudantes para assistir a uma peça e falta de materiais didáticos que contemplem o teatro.

Beatriz Antônia, 10 anos, aluna de Poliana, relembra momentos que vivenciou com a prática: “O teatro é importante para mim porque é bom para a gente se desenvolver. Eu gostei das atividades de Dandara na Terra dos Palmares [peça que retrata o racismo de modo lúdico] e do marinheiro, que fizemos ano passado, pois ajudaram a me expressar melhor”.

“O teatro é importante para mim, eu gosto de fazer as aulas, a professora faz a pergunta e a gente responde… E também é um exercício bom. É bom compartilhar as atividades com os amigos.”

Aghata, 11 anos

“O teatro é importante, porque eu consigo me expressar melhor, entender o meu redor, me comunicar melhor. E também ajuda [a desenvolver] meu raciocínio, porque eu vou criando novas ideias, a minha criatividade vai se expandindo, vou conseguindo fazer mais coisas com o meu grupo, porque vamos criando um relacionamento. A atividade de que eu mais gostei foi a apresentação deste ano, foi muito bonita para mim. Achei legal, ainda mais sobre a capoeira, um assunto da nossa Bahia. Com o teatro, aprendi a me expressar, a me comunicar com meus colegas… E consegui evoluir, porque eu acho que sempre tive, vamos dizer assim, uma liderança, então consegui ajudar e aprender várias coisas com meus colegas.”

Carlos Eduardo, 11 anos

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Comentários (1)

  • Leila Cristina Despincieri Santos

    7 meses atrás

    Os alunos do 3 ano D da EMEF Dr. João Mendes Júnior pensam que o teatro é muito eficiente para retirar a vergonha e falar em publico e também na sala......Ana Laura. O teatro é uma forma de expressar seus sentimentos. Victor Teixeira. O teatro é uma forma de entreter as pessoas com fantoches ou não. João Francisco. Muito interessante. Ana Lyvia.

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