Você sabia que a culinária, além de ensinar a preparar receitas, pode ajudar você a manter o foco nas atividades do dia a dia? Theo J., de 9 anos, conta que enxerga a cozinha como um jeito de relaxar e aprender ao mesmo tempo. “Para mim, a cozinha é um lugar bem terapêutico, porque eu fico muito focado e preciso de um script [planejamento] na hora de fazer”, explica.

Para Tina Turkie, professora de culinária do Theo no colégio Stance Dual School, na cidade de São Paulo, um dos principais benefícios de ter as crianças na cozinha é que elas podem entender como a comida se transforma. “Uma batata, por exemplo, tem uma cor, um formato e uma textura, mas, depois que você a coloca no forno, vira algo diferente. A gente trabalha vários sentidos por coisas que estão muito presentes no dia a dia, mas sobre as quais nem sempre pensamos”, diz.

Para Laura H., 10 anos, outra aluna de Tina, o contato com alimentos novos também mostra maneiras de comer de forma saudável. “Já fiz uma sopa na aula que eu amei, mas tinha gente que falou que não ia comer porque era muito verde. Só porque era verde, tinha criança que não queria, mas depois comeu e gostou”, relembra Laura.

Já para Rafael T., de 10 anos, cozinhar é um jeito de conseguir mais independência. “Comecei a cozinhar na quarentena porque eu tinha tempo livre. O bom é que, agora, se eu quero comer algo, é só fazer. Antes eu pedia para a minha mãe algumas comidas, como molho branco, e ela falava: ‘Tudo bem, mas só se você fizer’. Agora, é só eu cozinhar”, comemora.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 159 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Samuel Honda 4 ano A

    3 anos atrás

    Eu adoro cosinhar

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido