Você já sentiu algum tipo de ansiedade quando o assunto é mudanças climáticas? Desde 2017, esse transtorno é conhecido como eco-ansiedade, a preocupação profunda em relação ao futuro do planeta e dos seres vivos.

De acordo com a psicóloga e pedagoga Giscarla Dantas, doutoranda e mestra em psicologia escolar e do desenvolvimento humano pela Universidade de São Paulo (USP), preocupar-se com a natureza é legítimo, mas é muito importante saber que a salvação do planeta depende de fatores que não podemos controlar. “Se a gente desenvolve um comportamento de ansiedade que está além do nosso alcance, isso se torna prejudicial”, explica.

Para Alice de S., 11 anos, de São Paulo (SP), o medo e a preocupação com o planeta também estão relacionados com o presente, e não só com o futuro: “Em minha opinião, os animais são mortos por causa dos humanos. Nós podemos consumir menos carne, mas não são todas as pessoas que gostariam de fazer isso”, diz. Saber que as mudanças climáticas causam a extinção de algumas espécies também a preocupa.

Já no caso do estudante Felipe R., 12 anos, de Camaçari (BA), a eco-ansiedade chega quando ele se informa sobre assuntos como desmatamento e aquecimento global. “Antes eu não sentia muito [essa ansiedade], achava que conseguiríamos passar por essa fase com o tempo. Mas, a cada notícia que vejo sobre o assunto, eu me sinto nervoso, estressado e muito angustiado”, diz.

Para quem também tem esses sentimentos, uma dica da psicóloga é acessar apenas informações confiáveis e seguras. “A gente precisa acreditar na ciência e na tecnologia. Não temos garantia de que tudo vai se resolver, mas temos que fazer a nossa parte, buscando um equilíbrio”, conclui ela.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 181 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Rafael Ferreira Lopes

    2 anos atrás

    JOCA GOSTO MUITO DAS SUAS NOTÍCIAS SÃO BEM LEGAIS MAIS ALGUMAS COISAS EU TENHO DÚVIDAS TCHAU JÚLIA

  • Jornal Joca

    2 anos atrás

    Oi, tudo bom? Obrigado pelo comentário! Sempre que tiver alguma dúvida, pode colocar aqui nos comentários que nós vamos responder. Até a próxima!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido