Inspire-se na iniciativa deles
Por que não ir além do papel de ouvinte e se tornar um criador de podcasts? Foi o que alguns leitores do Joca fizeram recentemente. Para a jovem Helena C., 10 anos, os podcasts são um jeito dinâmico de consumir notícias. “Você pode ouvir e fazer outras coisas ao mesmo tempo. Já quando estamos lendo, precisamos prestar mais atenção”, diz.
No colégio em que Helena estuda, a Escola Viva, em São Paulo (SP), a sugestão de criar um podcast veio de uma das professoras. “Ela deu essa ideia para que o aprendizado não fosse só pelo computador. Primeiro, pensamos em temas e fomos distribuindo as ideias entre os grupos”, conta Pedro Henrique P., 11 anos. Julia P., 10 anos, complementa: “Depois, cada grupo pesquisou sobre seu tema e escreveu os roteiros, com o nome de quem ia falar e as falas. A gente não falava necessariamente o que tinha escrito, aconteciam algumas mudanças”.
Já no Colégio Soka do Brasil, também na capital paulista, os alunos do 6° ano criaram podcasts para as aulas de língua portuguesa. A ideia foi escrever o tema do episódio no formato de reportagem e, depois, adaptá-lo para um texto mais descontraído. Para Kimi V., 11 anos, a melhor dica é ter criatividade. “Isso vem tanto de ouvir podcasts de outras pessoas como de ter ideias para criar o próprio, sem pegar batidas [e outros sons prontos], por exemplo, da internet [para fazer a vinheta]. O resultado sai muito melhor.”
Esta matéria foi originalmente publicada na edição 165 do jornal Joca.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.