Para acompanhar a evolução da tecnologia, escolas ao redor do Brasil estão oferecendo aulas que envolvem esse tipo de conhecimento. É o caso da programação, processo em que comandos são dados para que um computador execute tarefas.

No Ceará, escolas estaduais possuem o curso de programação no currículo. “Temos a parte teórica […] e a prática, em que exercitamos no laboratório de informática tudo o que foi visto”, explica a estudante Maria Jamille P., 16 anos, da E. E. de Educação Profissional José de Barcelos, em Fortaleza. Seu colega Kayky L., 17 anos, conta que as aulas ocorrem em três dias da semana e ajudam as pessoas que têm dificuldades com a tecnologia. “Nós nos sentimos mágicos na frente do computador, e as aulas nos ajudam a trabalhar em equipe”, diz.

Já no Colégio Visconde de Porto Seguro, em São Paulo (SP), um dos momentos em que os alunos aprendem a programar é nas aulas semanais de letramento digital. “Minha equipe e eu estamos trabalhando com o jogo do labirinto. Eu gosto muito”, conta Manuela P., 11 anos. Para os estudantes, esse é um momento para focar na tecnologia. “As aulas em que trabalhamos com programação são digitais, e o mundo está com toda a atenção atraída para isso”, diz Gabriel D., 10 anos. A jovem Gabriela da S., 11 anos, concorda: “Como hoje todos nós somos liga- dos à internet, esse conhecimento é muito importante”.

A professora do grupo responsável pelo curso, Alessandra Lameiras Buriti, explica que a programação estimula a criatividade, a comunicação e a pensar de forma organizada. “Mas o que vem em primeiro lugar é o desenvolvimento do raciocínio lógico […], porque ele é usado para instruir o computador a realizar nossos comandos.” Segundo ela, isso ajuda a criar autonomia para resolver problemas. “Essas são qualidades que vão servir para a vida”, completa.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 184 do jornal Joca

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido