A educação financeira, que ensina a planejar gastos e lidar com dinheiro, tem sido cada vez mais discutida — nas escolas, para crianças e jovens, ou entre adultos que precisam administrar as finanças. Isso porque, de acordo com Paulo Robson de Souza Silva, que dá aulas sobre o tema na Escola Estadual de Educação Profissional Comendador Miguel Gurgel, em Fortaleza (CE), aprender sobre o assunto é importante para todos. “[A educação financeira] permite viver um estilo de vida de qualidade. Poder gastar sem comprometer os recursos de emergência requer planejamento”, diz.

Na escola onde ele leciona, os estudantes têm aulas e, depois, fazem uma apresentação para alunos do ensino médio e fundamental II de escolas estaduais e municipais da região. De acordo com uma das estudantes, a importância vai além da questão econômica. “Isso nos ensina sobre questões pessoais e sociais, como a trabalhar o auto-controle, lidar com mudanças de hábitos, selecionar prioridades e metas e se planejar para o futuro”, explica Ana Beatriz N., 17 anos.

A paulistana Marina I., 12 anos, também tem aulas sobre o tema no Colégio Passionista São Paulo da Cruz. Por lá, no projeto Engenhoca, uma atividade extracurricular, os jovens preenchem um reservatório com água representando o dinheiro que ganhariam. Depois, precisam escolher como irão gastar o valor “recebido” abrindo torneiras que correspondem aos diversos gastos possíveis. “O objetivo é terminar o jogo com as contas pagas e ainda sobrar dinheiro para passar o mês, por exemplo”, explica a professora do projeto, Andréa Albuquerque.

Marina já usa os aprendizados em casa. “Agora, penso mais antes de pedir para meus pais comprarem algo que provavelmente não utilizarei. Também pesquiso diferentes preços”, conta.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 190 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido