“A minha dica é organizar as tarefas de uma maneira não muito corrida e ir fazendo as coisas conforme elas forem chegando. Vídeos e documentários podem ser aproveitados para entender melhor o assunto. Acho legal ter uma rotina de estudos porque, assim, você não acumula tarefas. Além disso, fazendo tudo de uma vez, não se aprende.” André C., 11 anos, do Colégio Rio Branco de Campinas (SP)

“Eu tenho uma rotina que sigo todos os dias. Estudo de manhã e, quando chego em casa, almoço, dou comida para o meu coelho, Clóvis, e faço o ‘para casa’. Depois, estudo matemática, porque às vezes tenho dúvidas. Quando você tem uma rotina, lembra das coisas que tem que fazer.” Maria M., 10 anos, da Escola Municipal César Rodrigues, Brumadinho (MG)

“Eu separo as matérias pelos dias da semana, uma ou duas por dia, para estudar. Também tento organizar os conteúdos um dia antes das aulas para tirar dúvidas com o professor. Quando tenho dificuldade em uma matéria, costumo estudá-la por mais tempo e com mais atenção — e, principalmente, tirar minhas dúvidas.” Ricardo S., 11 anos, da escola Crescer PHD, Vitória (ES)

Dica da especialista
“A rotina de estudo mantém o cérebro ativo. Quanto mais você lê, escuta ou assiste a vídeos sobre um tema, mais ele fica na sua mente. Uma dica é usar a técnica Pomodoro: ciclo de duas horas de estudo com pelo menos 25 minutos sem interrupções. Você até pode fazer ciclos menores, por exemplo, de uma hora, mas se esforce para garantir 25 minutos de atenção plena ao estudo. É melhor garantir 25 minutos com qualidade em alguns dias da semana do que duas horas com distrações.” Claudia Barbosa, professora da escola municipal CEU (Centro Educacional Unificado) Perus, São Paulo (SP)

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 191 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (4)

  • Maria Fernanda Pessoa Schoenmaker, 10 anos, Colégio CBCOC, São Roque, SP.

    1 ano atrás

    Ter uma rotina de estudo é bom. Estudar por 1 ou 2 horas por dia nos ajuda a fixar bem os conteúdos já apresentados nas aulas e facilita o aprendizado de novos conteúdos. Uma dica: quanto mais se fala que algo é difícil, mais difícil pode se tornar. Algumas pessoas têm a mesma rotina todos os dias, enquanto utras não. Minha rotina é diferente a cada dia. Há dias dias em que eu pratico esportes como ginástica e equitação e há dias em que tenho curso de inglês e música. Todos os dias eu estudo. Faço as atividades propostas pela professora para evitar que se acumulem e eu tenha que fazer correndo e assim, não aprenda tudo que é necessário.

  • Maria Fernanda Pessoa, 10 anos, Colêgio CB COC

    1 ano atrás

    Ter uma rotina de esudo é bom para que no dia seguinte consiga tirar suas dúvidas na matéria. Ser organizado é muito bom. Algmas pessoas têm a mesma rotina todo dia e outras não. Pelo menos estudar 20 ou 30 minutos. Uma dica, quanto mais você falar que a matéria e difícil, mais ela será. Minha rotina e diferente todo dia da semana, os documentarios ter uma rotina de estudos e bom porque se não vai acumulando

  • Maria Fernanda Pessoa Schoenmaker

    1 ano atrás

    Todo mundo tem sua propria rotina, tem gemte que tem a mesma rotina todo dia, cada dia eu tenho uma rotina diferente, e senpre bom manter aos deveres de casa em dia , porque si não vai acumulando e se fazermos tudo corido não iremos aprender.

  • Tiago Medeiros de Azevedo aluno.tiagomedeiros@colegiomagister.com.br

    1 ano atrás

    Nossa! Que demais, vou fazer essas dicas maravilhosas! Tiago Azevedo 4ºB do Colégio Magister, São Paulo

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido