Você já presenciou alguma situação no seu colégio com a qual você não concordava? De acordo com a professora Tina Turkie, da Stance Dual School, em São Paulo (SP), é comum que os alunos passem por episódios assim no convívio com outros jovens. “[Nas escolas] os estudantes têm a oportunidade de ter contato com outras crianças e enfrentam certos desafios que não ocorrem sempre na vida familiar ou em outros ambientes com menos colegas”, diz. Nesses momentos, o ato de auxiliar outra pessoa a perceber o que ela está fazendo de errado significa tornar o convívio melhor para todos.

Onde estuda, Annita G. M., 9 anos, também de São Paulo, já presenciou situações desse tipo. “Muitos alunos demoram para copiar porque sempre conversam e se distraem do conteúdo, não prestando atenção à professora. Também já tive que lidar com uma garota excepcionalmente malvada no passado”, conta. Para ela, a solução é ter um canal aberto com os professores. “Eles têm um olhar mais sério e podem nos ajudar a lidar com certas situações. Os anos iniciais não conseguiriam resolver um bullying, por exemplo.”

Matheus S., 9 anos, de Belo Horizonte (MG), concorda: “Quando um [aluno] machuca outro, eu conto para as professoras e, nesses casos, elas costumam conversar com eles. As crianças não podem ficar sem falar nada. Elas também precisam contar com os pais para que falem com a escola, porque eles se comunicam com o colégio com mais facilidade”, diz.

De acordo com Tina, a vantagem de poder conviver com outros jovens no ambiente escolar é dispor de adultos qualificados para colaborar nesse processo de ter atitudes cidadãs quando algo ocorre. “A presença de profissionais capacitados na escola é fundamental para dar o apoio certo, necessário para complementar outras vivências que acontecem fora do ambiente escolar”, completa.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 186 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido