Segundo o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, publicado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), em 2022, o país produziu cerca de 81,8 milhões de toneladas de lixo — o equivalente a 85,2 milhões de carros populares. No estudo, é citado o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (Planares), decreto que pretende reduzir, até 2040, em 34,3% a quantidade de lixo direcionada aos aterros sanitários, priorizando métodos de reciclagem e reutilização de materiais.

É com esse objetivo que o Instituto Santos Lixo Zero iniciou o projeto Escola Lixo Zero. Em parceria com a Secretaria de Educação da cidade paulista, a ação fez com que a Unidade Municipal de Educação (UME) Leonor Mendes de Barros reduzisse em pelo menos 95% todo o resíduo que antes era destinado aos aterros.

Segundo Márcia Calçada, diretora do colégio, os estudantes e funcionários já reciclavam a maior parte do que usavam. Com o apoio do instituto, a escola passou a ter: compostagem em leira (técnica de decompor resíduos orgânicos, como sobras de comida); recipientes que separam os resíduos orgânicos dos recicláveis e dos rejeitos (como fraldas sujas); e coleta seletiva de esponjas, pilhas, lacres e vidro. “A gente coloca o lixo orgânico na terra, e as minhocas comem tudo”, conta Rafaella M., aluna da escola.

Além da atenção com os resíduos de casas e prédios, é importante cuidar do que é descartado de maneira errada nos espaços públicos, como praças e ruas. Em 26 de março, Irene R., 11 anos, de São Paulo (SP), participou de um plogging (coleta de lixo jogado nas ruas enquanto se pratica corrida) na avenida Paulista. A ação foi promovida pela Famílias Pelo Clima, organização sem fins lucrativos. “Pequenas ações fazem a diferença”, diz Irene. “Um lixo coletado é apenas uma coisa coletada. Mas se cada pessoa recolher uma sacola de lixo por dia, já faz a diferença.”

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 203 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Joao Henrique Freire Costa De Sa Gallo

    10 meses atrás

    muito legal e devertida esta edição , achei muito boa a ideia de faser sobre o lixo brasileiro vai ser o tema da parcial de ciências kkk João Henrique freire Costa De Sá Gallo 5 ano manhã Escola Carlitos São Paulo , 21/06/2023

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido