Com a retomada das atividades presenciais, o ano de 2022 tem sido para muitos jovens o momento de voltar aos esportes. Para Ayrton F., 12 anos, de Vitória (ES), que sempre gostou de fazer exercícios físicos, o retorno foi uma boa notícia. “Os esportes me motivam e me deixam mais animado. Eles são importantes para a saúde, relaxar e se divertir competindo, seja por algum prêmio ou simplesmente pela vitória”, diz.

Já para Alice O., 12 anos, de Belo Horizonte (MG), o esporte é uma maneira de se sentir mais leve e tranquila por ser um momento de extravasar as emoções. “Eu me sinto cansada quando vou fazer atividade física porque fiquei muito tempo parada. Então ainda não estou tão animada, mas o esporte me ajuda a me concentrar mais e a ter mais motivação na hora de estudar”, conta.

De acordo com a professora de educação física Sônia Moreira Alexandre, do Colégio Jean Piaget, em Santos (SP), fazer exercícios realmente traz um sentimento de felicidade e mais disposição, até para a hora dos estudos. “Quanto menos a gente faz, menos a gente quer fazer. Mas acho que [após o isolamento social] o pessoal está com mais vontade de fazer atividades físicas, até porque elas ajudam a fortalecer o sistema imunológico, que é do que a gente precisa para não ter mais doenças”, explica. Sua aluna Helena C., de 8 anos, concorda: “Tive que parar a natação por um período [do isolamento social]. Quando voltei a praticar, percebi que ficava mais cansada, mas agora já peguei o ritmo de volta”.

Para quem ainda prefere ficar em casa, também é possível seguir uma rotina de atividades físicas. Para Helena, por exemplo, os esportes são um modo de descontração quando ela estuda em casa: “Divido o estudo por etapas e, sempre que acabo uma, faço uma parada de mão na porta. Isso me dá mais energia”

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido