Apesar de a pandemia ainda não ter acabado, a vacinação está fazendo com que muitas pessoas se sintam mais à vontade para retomar atividades diárias presenciais, como ir à escola. É o caso da leitora Geovana R., 14 anos, de Camaçari (BA): “Continuei tomando os devidos cuidados, como usar a máscara, lavar bem as mãos e manter o distanciamento, porém eu me senti bem mais segura imunizada. A vacinação é importante por [entre outros fatores] diminuir as chances de contágio, mas não é a cura”.

O carioca Arthur F., 10 anos, contou ao Joca que sentia nervosismo quando precisava ir a alguns compromissos antes de se vacinar. “Às vezes, eu sentia medo de sair porque tenho asma, mas tomava os cuidados necessários. Depois, no meu primeiro dia de aula após a vacina, fiquei mais seguro porque todo mundo da minha sala já está vacinado também”, disse.

A opinião é compartilhada por Maria M., 9 anos, de Brumadinho (MG). Ela também está consciente de que os cuidados precisam ser mantidos: “A covid-19 ainda não acabou e, para evitar [se contaminar], a gente precisa lavar as mãos toda hora e levar álcool em gel e máscara, carregando uma máscara reserva sempre que sair de casa”.

O que diz a especialista?
Para quem ainda se sente desconfortável em retomar as atividades presenciais, a dica da doutora Glaucia Finotti, pediatra do Hospital Santa Catarina, em São Paulo (SP), é seguir se cuidando. “O uso de máscara, do álcool em gel e o distanciamento seguro ainda são medidas válidas”, diz. Ela complementa: “Com a chegada da vacinação, as chances de complicações se tornam ainda menores e, provavelmente [no futuro], esta será uma doença endêmica (corriqueira), como os demais resfriados, diarreias e febres que acompanham as crianças”.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 182 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Matérias do Joca sobre o novo coronavírus – Jornal Joca

    1 ano atrás

    […] Em pauta | Como fica a rotina depois da vacina contra a covid-19? […]

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido