Você já tentou praticar algum esporte e desistiu por não ter gostado? Entre tantas modalidades, pode ser difícil encontrar a que mais combina com você. A dica da leitora Mariana S., 12 anos, é tentar conhecer e praticar várias delas. “Eu pratico a ginástica artística e me sinto feliz [quando treino], porque estou fazendo o que gosto. Além disso, quando brinco com meus amigos do condomínio, jogo futebol com eles”, diz a atleta do Ginásio Municipal de Ginástica Artística de Osasco (SP).

Já para o João Pedro G., 10 anos, que pratica esgrima no Instituto Touché, na cidade de São Paulo, a sugestão é buscar um esporte parecido com suas brincadeiras preferidas. “O que eu mais gosto na esgrima é da espada. Desde pequeno, sempre gostei de brincar de lutas com espada e assistir a desenhos e filmes na TV que tivessem lutas desse tipo. A esgrima tem tudo isso!”, conta.

Outra ideia é assistir à prática das outras pessoas. Foi o que inspirou a Yasmin C., 12 anos, do Atlético Guarulhense, em Guarulhos (SP). “Comecei a jogar futebol por acaso, após [assistir a] um jogo do Corinthians. Hoje, a minha comissão técnica é a grande família que o futebol me deu e do que mais gosto é a cumplicidade entre as atletas”, afirma.

DICAS DA ESPECIALISTA

“É muito importante experimentar o maior número possível de modalidades para saber em qual você se sente bem e se diverte mais, como natação, futebol, artes marciais, danças… Quanto maior a variedade, melhor. O ideal é praticar de duas a quatro vezes por semana para não se sentir sobrecarregado, porque o descanso também é muito importante.” Maria Fernanda Zannoni, profissional de Educação Física e professora de Ed. Física e Natação na Stance Dual School, em São Paulo (SP)

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 173 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Pietro

    1 ano atrás

    Nunca vi nada igual é muito bom ver isso pra saber sobre tudo 😉

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido