As autoridades de Paris, capital da França, determinaram que, a partir de 30 de agosto, o limite de velocidade para veículos em quase todas as ruas da cidade passa a ser de 30 km/h — antes, havia locais com velocidade de 50 ou 70 km/h, por exemplo. O objetivo é diminuir a poluição e os acidentes de trânsito.

Antes de implantar a mudança, a prefeitura parisiense fez uma pesquisa para saber a opinião dos moradores sobre a redução do limite de velocidade. O resultado mostrou que 50% dos entrevistados aprovariam a decisão. Apenas a avenida Champs-Élysées e o anel rodoviário Boulevard Périphérique permanecem com velocidade de 50 e 70 km/h.

Em 2017, quando a cidade foi escolhida como sede para a Olimpíada de 2024, a prefeita Anne Hidalgo anunciou planos para tornar Paris a primeira metrópole sem carros. Desde então, diversas políticas para incentivar o uso de bicicletas e meios de transporte coletivos surgiram, como o aumento da quantidade de ciclovias e do preço nos estacionamentos.

#pracegover: Mulher anda de bicileta em frente a Torre Eiffel, em Paris. Crédito de imagem: Kiran Ridley/Getty Images

Com a mais nova medida, a prefeitura espera uma redução de acidentes em torno de 25%, além de eliminar metade da poluição sonora produzida pelo ruído dos automóveis. Quem ultrapassar o limite previsto receberá uma multa e perderá dois pontos na carteira de motorista (quem tem muitos pontos descontados perde o direito de dirigir).

Fontes: Agência Brasil, ArchDaily, Business Insider, Folha de S.Paulo e RF.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 176 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido