Outubro foi o mês em que o Brasil teve o menor número de mortes mensais por covid-19 de 2021. Foram registradas 11.075 mortes pela doença no país durante o mês, segundo o Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Diante do avanço da vacinação e da diminuição de mortes e casos de covid-19, algumas cidades estão flexibilizando o uso de máscaras. Segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM), 17 cidades brasileiras já tinham liberado a utilização do objeto ao ar livre até o fechamento desta edição. O Rio de Janeiro começou no dia 28 de outubro e foi a primeira capital a desobrigar o uso do equipamento de proteção ao ar livre.

#pracegover: Jovem é vacinado em Manaus, no Amazonas. Atrás há uma fila com outros adolescentes. Crédito de imagem: Camila Batista / Semsa

O que dizem os especialistas?
De acordo com dois infectologistas ouvidos pelo Joca, ainda é cedo para interromper a utilização da máscara. “Deixar as pessoas julgarem quando tem aglomeração ou não no ambiente aberto é algo que vai trazer muita dificuldade e pouca adesão ao uso das máscaras, que ainda é uma forma eficiente de controlar a transmissão”, alerta a infectologista Raquel Stucchi, da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia.

“Seria importante esperar que pelo menos 80% da população fosse vacinada, porque esse é um número em que se demonstra que existe uma imunidade populacional. Ou seja, é o número necessário para evitar que o vírus, de fato, circule”, diz Carlos Magno Fortaleza, infectologista e professor da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu.

A covid-19 no Brasil
Total de casos: 21.886.077
Total de mortes: 609.573
Pessoas vacinadas, 1ª dose: 157.615.277
Pessoas vacinadas, dose única ou segunda dose: 124.157.828
Fonte: Ministério da Saúde, 25 de novembro.

Fontes: CNN Brasil, Confederação Nacional de Municípios, Conass e Ministério da Saúde, 25 de novembro

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 180 do jornal Joca

Enquete

Pelo o que você mais está esperando em 2022?

Comentários (0)

Compartilhar por email