Apesar de ainda não existirem dados sobre quantos brasileiros deixaram os estudos desde o início da pandemia, uma pesquisa sobre o assunto feita pelo Datafolha, divulgada em julho de 2020, mostrou que três em cada dez pais ou responsáveis por estudantes de escolas públicas têm medo de que os jovens desistam da escola. O motivo seria a dificuldade de acompanhar as aulas on-line, já que muitos não têm internet ou possuem conexão fraca em casa, o que ocasiona desestímulo e, às vezes, abandono dos estudos.

Para evitar que isso aconteça, o Sebrae e a organização Embaixadores da Educação criaram o concurso #NãoDesistadaEscola, em que jovens de escolas públicas do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio gravaram vídeos incentivando outros jovens a seguir estudando. “É difícil para um adulto entender o que está se passando pela cabeça de um jovem neste momento de pandemia”, diz Higor Santana, coordenador do projeto pelo Sebrae. “É muito mais fácil um jovem se identificar com a mensagem quando é outro jovem que está falando, pois são pessoas que estão passando pela mesma situação.”

O prazo para postar os vídeos vai até 18 de março. Então, as gravações serão analisadas por uma banca avaliadora, que dará prêmios para os melhores e mais criativos conteúdos postados. O primeiro colocado ganhará um notebook; o segundo e terceiro, um celular; o quarto, um tablet. Além disso, as 200 primeiras posições recebem uma bolsa para um curso sobre empreendedorismo (prática de criar o próprio negócio). O resultado sai em 30 de abril.

O que dizem alguns dos vídeos?

“Se nenhuma criança fosse para a escola, o mundo se tornaria um caos. Não haveria profissões importantes, como bombeiros, médicos e salva-vidas (…).”

“Continue a sonhar, porque você é extraordinário. Basta você acreditar mais em você.”

“Estude porque conhecimento é poder. Estude porque não poderão tirar isso de você.”

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 166 do jornal Joca

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido