Elon Musk. Foto: reprodução YouTube

O empresário Elon Musk, dono da empresa espacial SpaceX, entre outras, anunciou que vai usar satélites da companhia para levar internet rápida a 19 mil escolas brasileiras. Os colégios que devem receber a conexão ficam em zonas rurais e ainda não têm acesso à internet. Outra iniciativa anunciada por Musk no mesmo dia é aproveitar os satélites da SpaceX, chamados de Starlink, para monitorar a Amazônia. 

A eficiência dos planos do empresário, no entanto, está sendo questionada por especialistas. Segundo a “Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras” (TIC Educação 2020), o problema de conexão para estudantes de colégios em zonas rurais não é apenas a falta de acesso à rede, como também o acesso aos computadores. No Norte, por exemplo, apenas 63% dos colégios dispõem de pelo menos um computador para alunos e funcionários usarem.

Nave espacial Crew Dragon, da empresa SpaceX. Foto: Nasa/divulgação

Além disso, a Amazônia é monitorada desde 1988 pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) por satélites. “Não é por falta de achar desmatamento e monitorar que a gente não tem fiscalização e controle do desmatamento. Pelo contrário, o que falta é essa parte da fiscalização e do controle”, afirmou Tasso Azevedo, coordenador do MapBiomas e especialista em monitoramento ambiental, ao G1.

Por outro lado, quem apoia a ideia afirma que ela ajudará a preservar a Amazônia do desmatamento e levará a internet para zonas que não têm acesso a esse serviço. O projeto ainda está no início e não tem previsão de lançamento, tampouco de qual será o valor para o país. Musk também ainda não deu detalhes sobre como isso ocorreria, mas afirmou em redes sociais estar empolgado com a iniciativa:

“Superanimado por estar no Brasil para lançar o Starlink em 19 mil escolas não conectadas em áreas rurais e para o monitoramento ambiental da Amazônia.”

Elon Musk

Fontes: CNN Brasil, G1 e Fórum.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (4)

  • aluno.somar13

    1 ano atrás

    ilon musqui pratossina nois K K

  • Alunos do 3º ano- EF I- do Colégio Elite - Santana.

    1 ano atrás

    São Paulo, 30 de maio de 2.022. Somos alunos do Colégio Elite - Santana. Achamos muito legal a iniciativa do empresário em levar internet para as escolas, mas precisa ter mais computadores. E quanto isso vai custar? E também precisa cuidar da Amazônia, senão as riquezas que tem lá, vão embora. Obrigado(a) pela reportagem. 3º Ano

  • EE Sylvio Torquato Junqueira1

    1 ano atrás

    Olá, equipe do Joca! Somos alunos da E.E. Sylvio Torquato Junqueira, do 5º ano B, da Professora Susana. Lemos a notícia sobre a iniciativa do Elon Musk e gostamos muito da ideia do projeto.Esperamos que ele realmente de certo, pois acreditamos que os alunos necessitam muito do acesso a tecnologia de informação e comunicação. Obrigado por compartilharem essa notícia.

  • Professora Rafaela e alunos do 5A

    1 ano atrás

    Somos alunos da EE Lourdes Maria de Camargo do 5°ano A, da Professora Rafaela, estamos em sala de aula conversando sobre a sua matéria e queremos deixar nossa opinião. No geral, conseguimos perceber pontos positivos e negativos nesta matéria. De positivo é a proposta da internet em escolas da zona rural e o monitoramento da Amazonia, por ajudar não só os alunos a aumentarem seus conhecimentos como cuidar do que é nosso. O negativo é não ser para todas as escolas e não ter mais detalhes de como ou quando irá acontecer. Agradecemos por esta reportagem, que criou tantas discussões e assuntos diferentes durante nossa leitura.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido