O transporte conecta a Cidade Alta com a Cidade Baixa de Salvador. Crédito de imagem: luoman/Getty Images/reprodução

O Elevador Lacerda — primeiro elevador urbano do mundo, localizado em Salvador (Bahia) — completa, em 8 de dezembro, 150 anos desde a inauguração, em 1873. Em comemoração, a TV Bahia, emissora com sede na capital baiana, irá transmitir um programa especial contando a história do elevador.

Elevador urbano: meio de transporte que conecta, por meio de uma plataforma de locomoção vertical, áreas de uma região acidentada (com diferentes alturas).

Em 30 de agosto, a prefeitura de Salvador divulgou, no Diário Oficial do município, um contrato de 4.358.627 de reais com a empresa Otis para modernizar e revitalizar as quatro cabines do Elevador Lacerda. No edital que buscava por uma empresa para assumir a reforma, a prefeitura destacou que a ideia do projeto é resgatar características que o elevador ganhou após uma das reformas, em 1930, mas que acabaram se perdendo ao longo do tempo.

“Este projeto, portanto, compreende o Elevador Lacerda em sua dupla condição de, por um lado, bem cultural tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2007; e, por outro, de equipamento de transporte urbano que, há um século e meio, serve cotidianamente aos moradores e visitantes de Salvador”,

complementa o texto do edital.

Elevador Lacerda

Localizado na Praça Municipal, no Centro Histórico de Salvador, o Elevador Lacerda é um transporte público que conecta a Praça Cairu, na Cidade Baixa, e a Praça Tomé de Sousa, na Cidade Alta. É também um ponto turístico muito visitado — do alto da torre, há varandas com vista ampla para a Baía de Todos-os-Santos.

Vista panorâmica dos arredores do elevador. Crédito de imagem: golero/Getty Images/reprodução

A estrutura tem 72 metros de altura (quase o equivalente a duas estátuas empilhadas do Cristo Redentor), quatro cabines de locomoção vertical e duas torres. Para acessá-lo, é preciso pagar uma taxa, atualmente, de 15 centavos. O tempo médio da locomoção é de 22 segundos, e cada cabine comporta 32 pessoas por vez.

Ao ser inaugurada, a construção foi batizada de Elevador Hidráulico da Conceição — o nome atual veio 23 anos mais tarde, para homenagear os irmãos Antônio e Augusto Lacerda, que idealizaram e desenvolveram o projeto.

Fontes: Diário Oficial do Município de Salvador, Sucop, prefeitura de Salvador, Salvador da Bahia, Secretaria de Mobilidade, TV Bahia e G1.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido