A cidade de Pequim, na China, deu início à Olimpíada de Inverno 2022 com uma abertura marcada por show de luzes, música e diversas referências a flocos de neve. O evento foi realizado no estádio Ninho do Pássaro, em 4 de fevereiro.

abertura olimpíada de inverno china 181
No dia 4 de fevereiro, a pira olímpica foi acesa durante a cerimônia de abertura da Olimpíada de Inverno / #pracegover: pira olímpica acesa no centro rodeada por flocos de neve em show de luzes. Crédito de imagem: GETTY IMAGES

Em cerimônia menos luxuosa do que de costume, os organizadores apostaram em efeitos luminosos para criar imagens de impacto, como uma luz que simulava o rio Amarelo, um dos principais da China. Além disso, em diversos momentos do evento, flocos de neve apareciam no palco, em referência à beleza e leveza dos jogos.

Foi dentro de um enorme floco de neve que a pira olímpica, principal símbolo da competição, foi acesa pelos atletas chineses Dinigeer Yilamujiang (do esqui cross-country) e Zhao Jiawen (combinado nórdico). Seguindo a tradição, a Olimpíada começa quando a pira é acesa e termina quando a chama é apagada.

Para evitar aglomerações em razão da covid-19, a abertura teve menos participantes do que em edições anteriores. O Brasil, por exemplo, subiu ao palco com apenas quatro representantes: dois competidores e duas pessoas da administração dos esportes no país. Entre os esportistas estavam Jaqueline Mourão (esqui cross-country) e Edson Bindilatti (bobsleigh), que levaram a bandeira brasileira.

Protocolos contra a covid-19
A China impôs rígidos protocolos de segurança para evitar contaminações durante a Olimpíada. Para entrar no país, é preciso ter tomado todas as doses da vacina ou cumprir quarentena de 21 dias, além de ter testado negativo para a doença dois dias antes.

Os organizadores também criaram uma “bolha”, ou seja, um local onde atletas, equipes técnicas e funcionários do evento devem permanecer o tempo todo. O espaço, para 25 mil pessoas, reúne as áreas de competição, 81 hotéis e até uma parte do aeroporto de Pequim. Quem está dentro da bolha precisa usar máscara e fazer testes diários de covid-19.

Destaques dos primeiros dias
• O primeiro ouro foi para a norueguesa Therese Johaug, do esqui cross-country feminino, no dia 5 de fevereiro.

• A holandesa Ireen Wüst se tornou a patinadora de velocidade com o maior número de medalhas olímpicas de todos os tempos. Depois de ganhar o ouro na prova de 1.500 metros, em 7 de fevereiro, ela chegou à marca de 12 medalhas.

Olimpíada de Inverno em números

2.874 atletas

11 atletas brasileiros

91 países

15 esportes

Glossário
Combinado nórdico: os atletas têm que realizar duas modalidades — salto de esqui e esqui cross-country.

Esqui cross-country: os praticantes devem esquiar por grandes distâncias
no menor tempo possível.

Bobsleigh: as equipes usam um trenó para percorrer uma pista de gelo.

Fontes: GE, G1, Nexo, Olympics (site oficial dos Jogos de Inverno), The Washington Post, UOL e Veja.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 181 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido