Esse é o nome dado à forma de educar os alunos sobre como a imprensa funciona e os ensina a produzirem as suas próprias notícias.
O Colégio Dante Alighieri, da cidade de São Paulo (SP), recebeu em novembro um evento sobre educomunicação, nome que se dá à forma de educar os alunos sobre como a imprensa funciona e os ensina a produzirem as suas próprias notícias. A palestra fez parte do II Congresso Internacional de Comunicação e Educação.
No encontro, foi apresentado o Projeto Educom.geraçãocidadã, feito em conjunto pelos alunos da Dante em Foco, oficina de educomunicação do colégio particular, e por estudantes da Imprensa Jovem da escola pública paulistana Casa Blanca.
Os alunos apresentaram seus próprios pontos de vista sobre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). O documento com as propostas foi entregue à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e para especialistas de países como Espanha, Itália, México, Portugal e Peru, convidados do evento.
Estiveram presentes, ainda, ex-alunas dos projetos de educomunicação das duas escolas. Maria Eduarda, ex-aluna do projeto Imprensa Jovem, de 13 anos, é estudante do Ensino Médio em São Paulo e contou sobre o que ela viveu enquanto participava da Imprensa Jovem.
Ana Carolina Paixão de Queiroz, de 20 anos, ex-aluna do Colégio Dante Alighieri e do curso Dante em Foco, também comentou sua experiência com o estudo da comunicação, iniciado desde cedo. Atualmente, ela estuda economia na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Ela disse que, quando era aluna da Dante em Foco, gostava de cobrir eventos e de fazer análise de mídia, acrescentando que, ainda hoje, utiliza muito do que aprendeu.
Isabela D. e Ana Luiza M., de 11 anos, da Dante em Foco, autoras de parte do texto acima, cobriram o evento. Confira a opinião de Ana sobre a experiência:
“Eu gostei muito de fazer essa cobertura porque aprendi várias coisas e tirei fotos. Achei muito legal isso de estarem a Imprensa Jovem e o Dante em Foco juntos. Também foi muito legal entrevistar os convidados de outros países. Eu gostaria muito de participar de outros eventos com esse, tirar fotos e conviver com outros integrantes do projeto. Eu gosto de fazer Dante em Foco porque eu faço vídeos para o YouTube, entrevistas com várias pessoas e tem análise de mídia (quando a gente vê um vídeo ou uma imagem e analisa).”
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.