Ex-aluna do CEU EMEF Casa Blanca Maria Eduarda mostra fotos do tempo em que ela participou do Educom.geraçãocidadã/ Foto: acervo Colégio Dante Alighieri
Alunos do Dante em Foco e da Imprensa Jovem tiram foto com os 17 ODS, da ONU / Foto: acervo Colégio Dante Alighieri.

O Colégio Dante Alighieri, da cidade de São Paulo (SP), recebeu em novembro um evento sobre educomunicação, nome que se dá à forma de educar os alunos sobre como a imprensa funciona e os ensina a produzirem as suas próprias notícias. A palestra fez parte do II Congresso Internacional de Comunicação e Educação.

No encontro, foi apresentado o Projeto Educom.geraçãocidadã, feito em conjunto pelos alunos da Dante em Foco, oficina de educomunicação do colégio particular, e por estudantes da Imprensa Jovem da escola pública paulistana Casa Blanca.

O painel contou com convidados de cinco países diferentes (Portugal, Peru, Itália, México e Espanha) / Foto: acervo Colégio Dante Alighieri

Os alunos apresentaram seus próprios pontos de vista sobre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). O documento com as propostas foi entregue à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e para especialistas de países como Espanha, Itália, México, Portugal e Peru, convidados do evento.

Estiveram presentes, ainda, ex-alunas dos projetos de educomunicação das duas escolas. Maria Eduarda, ex-aluna do projeto Imprensa Jovem, de 13 anos, é estudante do Ensino Médio em São Paulo e contou sobre o que ela viveu enquanto participava da Imprensa Jovem.

Ex-aluna do CEU EMEF Casa Blanca Maria Eduarda mostra fotos do tempo em que ela participou do Educom.geraçãocidadã/ Foto: acervo Colégio Dante Alighieri

Ana Carolina Paixão de Queiroz, de 20 anos, ex-aluna do Colégio Dante Alighieri e do curso Dante em Foco, também comentou sua experiência com o estudo da comunicação, iniciado desde cedo. Atualmente, ela estuda economia na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Ela disse que, quando era aluna da Dante em Foco, gostava de cobrir eventos e de fazer análise de mídia, acrescentando que, ainda hoje, utiliza muito do que aprendeu.

Isabela tira foto com tablet enquanto Ana entrevista Gianna Maria Cappello, professora da Universidade de Palermo. Foto: Martina Medina

Isabela D. e Ana Luiza M., de 11 anos, da Dante em Foco, autoras de parte do texto acima, cobriram o evento. Confira a opinião de Ana sobre a experiência:

“Eu gostei muito de fazer essa cobertura porque aprendi várias coisas e tirei fotos. Achei muito legal isso de estarem a Imprensa Jovem e o Dante em Foco juntos. Também foi muito legal entrevistar os convidados de outros países. Eu gostaria muito de participar de outros eventos com esse, tirar fotos e conviver com outros integrantes do projeto. Eu gosto de fazer Dante em Foco porque eu faço vídeos para o YouTube, entrevistas com várias pessoas e tem análise de mídia (quando a gente vê um vídeo ou uma imagem e analisa).”

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido