Eclipse anular do Sol visto na Arábia Saudita em 2019. Crédito de imagem: Getty Images

Em 14 de outubro, algumas cidades das regiões Norte e Nordeste do Brasil poderão observar com clareza o eclipse anular do Sol, fenômeno astronômico que ocorre quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, cobrindo quase inteiramente o astro e dando a impressão de estar rodeada por um grande anel de fogo.

O evento recebe o nome “anular” porque o sol não fica inteiramente coberto, como ocorre no eclipse solar total. No eclipse anular do Sol, a Lua está em seu apogeu, como é chamado o ponto de maior distância da órbita do satélite ao redor da Terra.

Poucos lugares do mundo conseguirão observar o acontecimento, em consequência da posição de cada continente da Terra durante o alinhamento entre os planetas. O último eclipse anular do Sol, por exemplo, ocorreu em 2021, mas não foi visível no Brasil. Depois do dia 14 de outubro, apenas em 6 de fevereiro de 2028 haverá outro fenômeno do gênero visível em solo brasileiro, desta vez podendo ser observado apenas na Região Norte do país.

A faixa rosa mostra onde o eclipse anular do Sol do dia 14 de outubro de 2023 poderá ser visto completamente. Crédito de imagem: reprodução: Time and Date

No dia 14, o eclipse anular poderá ser visto completamente em locais dos estados do Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Já no restante do Brasil, ele aparecerá apenas parcialmente: nas regiões do Centro-Oeste, Sul e Sudeste, o eclipse anular poderá ser apreciado perto das 15h do dia 14. 

O Observatório Nacional, órgão do governo brasileiro, vai transmitir o fenômeno ao vivo no canal que mantém no YouTube. É importante lembrar que eclipses solares devem ser observados com o uso de filtros especiais ou olhando o reflexo do Sol, já que olhar diretamente para o astro no momento do fenômeno pode danificar a visão.

Fontes: Climatempo, G1, Observatório Nacional e Time and Date.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • LUANA GOMES

    6 meses atrás

    Eu achei chato que não vou conseguir ver muito bem.

  • Milena Varizano

    6 meses atrás

    Uaau, vou tentar assistir.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido