Com uma carta de oito páginas que foi entregue na manhã do dia 29 de março para o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, o Reino Unido começa o Brexit, seu processo de saída da União Europeia e encerra 44 anos de parceria entre os 27 países membros do grupo.

Carta Brexit

A carta assinada pela primeira-ministra Theresa May contém o Artigo 50 do Tratado de Lisboa, o qual determina os passos a serem seguidos para uma nação deixar de ser membro do grupo de países europeus.

Esta é a primeira vez que o artigo, que foi criado em 2009, é  usado para um país sair do bloco.

A carta é simbólica, pois todo o processo de saída do Reino Unido deve levar dois anos e será encerrado em 29 de março de 2019.

Resultado de imagem para brexit

Na sexta-feira o governo do Reino Unido irá informar as primeiras ações do processo de negociação do Brexit.

O primeiro encontro dos demais países, já sem o Reino Unido, será em 29 de abril.

A decisão de sair da União Europeia, conhecida como Brexit, foi votada pela população em 23 de junho de 2016, quando 51,9% dos britânicos decidiram deixar o bloco.

Depois da votação da população, o Brexit teve que passar pela aprovação do Parlamento britânico e da rainha Elizabeth 2ª.

SAIBA MAIS:

Países da União Europeia (UE)

A saída do Reino Unido da União Europeia (UE) é apelidada de Brexit, palavra-valise originada na língua inglesa resultante da junção das palavras Britain (Grã-Bretanha) e exit (saída).

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido