Arte: Milena Branco

Os animais se comunicam de diversas maneiras. Alguns “conversam” por cheiros, como os felinos (leões, por exemplo). Eles urinam em diversos locais, como pedras e troncos de árvores, deixando assim o seu cheiro na área. Quando outro leão se aproxima e sente o odor, ele sabe que o território tem dono e descobre, entre outras informações, se é um leão ou uma leoa e se está no período reprodutivo.

Outros animais se comunicam por cores. É o caso de muitas espécies de ave, como os pavões. Os machos gostam de se exibir para as fêmeas, abrindo a cauda em forma de leque e mostrando suas cores.

Alguns bichos, por outro lado, usam a voz, emitindo notas diferentes, como se fossem cantos. Muitas aves e anfíbios, como rãs, sapos e pererecas, cantam para demarcar seu território e atrair as fêmeas.

Já os cães e seus primos (lobos, chacais, raposas, coiotes e cachorros-do-mato) usam formas diferentes de comunicação. Um dos métodos é o dos cheiros, em que eles urinam em muitos locais e deixam um odor característico, presente em uma glândula localizada na base da cauda. Por isso, quando os cachorros se encontram, costumam cheirar o “bumbum” uns dos outros. É como se fosse uma apresentação.

Além disso, eles usam expressões físicas, como abanar a cauda para indicar alegria ou colocá-la entre as pernas para demonstrar medo.

Outra forma de comunicação entre os cães é a voz. Os latidos são diferentes e têm significados distintos. Latidos altos e potentes podem indicar que estão prestando atenção a alguma coisa que está acontecendo, enquanto latidos constantes são para chamar a atenção do dono. Com os latidos, os cachorros expressam alegria, tristeza, perigo, medo, dor, solidão e outros inúmeros sentimentos e sensações. Sempre que um cão late, ele quer dizer algo.

Cachorros podem aprender a nossa língua. São animais muito inteligentes e, com o tempo, aprendem diversos comandos. Provavelmente, eles não sabem exatamente o que estamos dizendo, assim como não sabemos corretamente o que querem dizer latindo. Mas podemos “conversar” com os cães e eles conosco. Depois de algum tempo e com muita dedicação, aprendemos o que nosso cão quer dizer e ele aprende o que queremos. Assim, conseguimos ter um gostoso bate-papo como os nossos grandes amigos.

Pergunta enviada pela leitora Sofia.

Tem alguma dúvida sobre o mundo animal? Mande sua pergunta para nós: joca@magiadeler.com.br.

Conheça o canal do biólogo Guilherme Domenichelli.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (4)

  • telma aparecida santana liberti

    2 anos atrás

    OS ALUNOS DO PRÉ C GOSTARAM DO JOCA E DE SABER QUE O CACHORRO É BEM INTELIGENTE. O MIGUEL GOSTOU MUITO DA REPORTAGEM MAS AINDA NÃO TEM UM CACHORRO. O RODRIGO DISSE QUE JÁ SABE FALAR A LÍNGUA DOS CACHORROS, "AU, AU! A VALENTINA DISSE QUE GOSTOU MUITO DO JOCA E APRENDEU QUE OS CÃES SE COMUNICAM COM OS HUMANOS. TODOS OS ALUNOS PARA FINALIZAR AS APRENDIZAGENS FIZERAM A POSTURA DO CACHORRO - YOGA. PROF TELMA EMEI PEDRO MARTINO - OSASCO - SP

  • telma aparecida santana liberti

    2 anos atrás

    os alunos do pré D , gostaram de conhecer o Joca e acham importante ler jornal.

  • telma aparecida santana liberti

    2 anos atrás

    OS ALUNOS DO PRÉ E - GOSTARAM DA MATÉRIA. A JULIA DISSE QUE SEU CACHORRO ENTENDE O QUE ELA MANDA ELE FAZER, JÁ A MANUELLA CONTOU QUE SEU CACHORRO NÃO ATENDE AS ORIENTAÇÕES, A ISOADORA CONTOU QUE SEU CACHORRO FUGIU, O ALUNO DAVI DISSE QUE SEU CACHORRO ATENDE OS COMANDOS E TODOS ADORARAM O JOCA . PROFª TELMA LIBERTI

  • sibele lemos

    2 anos atrás

    Deve demorar anos, de qualquer jeito, pra o cachorro entender o que queremos dizer...

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido