Arte: Milena Branco

As fêmeas de boto-cor-de-rosa têm apenas um filhote a cada gestação (gravidez), que dura de dez a 11 meses. O filhote nasce medindo de 80 centímetros a um metro de comprimento – o mesmo que cinco a sete canetas enfileiradas, aproximadamente.

Durante o primeiro ano de vida do filhote, as mães os amamentam. Depois, eles passam a comer peixes, camarões e caranguejos de água doce. Ao atingir a idade adulta, perto dos 7 anos, o boto-cor-de-rosa macho pode alcançar 2 metros de comprimento, enquanto as fêmeas chegam a mais ou menos 1,7 metro.

O boto-cor-de-rosa

Os botos-cor-de-rosa são animais da fauna brasileira. Eles vivem nos rios amazônicos e são a maior espécie de golfinho de água doce do mundo.

Os filhotes não nascem com a cor rosada – eles vêm ao mundo com tonalidade cinza-escuro e ficam assim até a juventude. Depois, quando crescem, os adultos têm uma coloração que varia de acordo com a idade e os rios em que vivem: os botos que moram em rios com águas mais escuras têm pele rosa, enquanto os que vivem em rios com águas mais claras exibem as costas mais acinzentadas e outras partes do corpo rosadas.

Pergunta enviada pela leitora Bianca P.

Tem alguma dúvida sobre o mundo animal? Mande sua pergunta para nós: joca@magiadeler.com.br.

Conheça o canal do biólogo Guilherme Domenichelli.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Debora Rocha

    1 ano atrás

    supimpa

  • AnneCartman

    1 ano atrás

    show de bola

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido