Arte: Milena Branco

As aves estão entre os animais vertebrados (ou seja, que têm ossos) com a maior diversidade de espécies no mundo. O cálculo dos especialistas é de que existem cerca de 10.426 espécies de aves em todo o planeta, desde os enormes avestruzes até os minúsculos beija-flores. Mas a contagem e a classificação são muito difíceis de serem feitas, por isso os números sempre mudam.

As últimas contagens mostram que no Brasil vivem 1.971 espécies. Elas possuem tamanhos, cores e formas bem variadas e vivem principalmente nas florestas. O Brasil fica em terceiro lugar na lista de países com mais diversidade de pássaros, atrás apenas do Peru e da Colômbia.

Mas, infelizmente, muitas espécies estão ameaçadas de extinção. O que torna essas aves raras e difíceis de serem observadas é a destruição de seus habitats (ou seja, lares).

Entretanto, também existem boas notícias. Espécies desaparecidas há muito tempo foram observadas novamente, como ocorreu com uma ave brasileira, a rolinha-do-planalto (Columbina cyanopis). Essa espécie de ave havia sido vista pela última vez em 1941 e, desde então, sua presença nunca mais havia sido registrada. No entanto, ela foi “redescoberta” em 2015, no estado de Minas Gerais. Calcula-se que existam apenas 25 rolinhas-do-planalto na natureza, uma espécie muito rara.

Pergunta enviada pelo leitor Felipe S., 7 anos, de São Paulo (SP)

Tem alguma dúvida sobre o mundo animal? Mande sua pergunta para nós: joca@magiadeler.com.br.

Conheça o canal do biólogo Guilherme Domenichelli.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (4)

  • Rayla

    1 ano atrás

    Muito interessante! ❤️❤️

  • Gabriela Baptista de Freitas

    1 ano atrás

    07/ 06/ 2022 Joca como seria se os dinossauros aéreos ainda estivesse vivos?

  • Jornal Joca

    1 ano atrás

    Olá, Gabriela! Obrigado por enviar sua dúvida. Ela vai entrar para a nossa lista, por ordem de chegada, para ser respondida aqui no portal do Joca. Fique de olho!

  • Maria Fernanda, 8 anos

    1 ano atrás

    Rio, 31 de maio de 2022. Eu acho muito bom que tenha cerca 10.426 aves no mundo. Poderia ter uma matéria dessa só que de cães . Beijos. Maria Fernanda.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido