O lobo-guará vive em diversas áreas do Brasil e de países como Argentina, Bolívia e Paraguai. Apesar de ser comum na América do Sul, ele praticamente desapareceu das regiões mais frias, como as que existem no Chile e no Uruguai.

Os adultos medem entre 0,95 metro a 1,15 metro de comprimento (para ter uma noção, é o tamanho de uma criança que tem entre 3 a 6 anos deitada) e pesam de 20 kg a 33 kg. Não existem diferenças de tamanho entre machos e fêmeas. Registros na natureza mostram que o lobo-guará pode viver cerca de 15 anos.

O que chama mais a atenção nesse animal são as pernas bem compridas. Provavelmente, essa característica é uma adaptação para o animal andar pelo capim alto do cerrado (bioma brasileiro que se estende por alguns estados, como Goiás), um tipo de vegetação comum onde vivem. Outro fato bastante curioso é que as orelhas do lobo-guará são bem grandes, já que ele prefere caçar à noite e, deste modo, consegue captar qualquer barulho emitido pelas presas (como roedores) no meio da vegetação.

Apesar de o lobo-guará ser comum no cerrado, também é possível encontrá-lo em grandes áreas do pantanal (bioma presente no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, além da Bolívia e do Paraguai).  Alguns registros mostram que ele pode viver em regiões acima de 1.500 metros de altitude.

É mais fácil esse animal ser avistado na natureza nos fins de tardes e durante as noites. Ele fica mais ativo entre 8h e 10h da manhã e 8h e 10h da noite. Em dias frios ou nublados, pode ficar ativo durante todo o período. 

Alguns pesquisadores dizem que é mais provável que os lobos utilizem os campos abertos para procurar comida e as áreas mais fechadas, como as matas próximas dos rios, para descansar, principalmente nos dias mais quentes.

Como são os lobos-guará?

Seus pelos do corpo variam do vermelho-dourado ao alaranjado, mas é comum que sejam pretos na nuca e nas patas. Os pelos são compridos, podendo chegar até 8 cm de comprimento ao longo do corpo. A nuca tem pelos mais longos ainda, formando uma crina (como o cavalo).

Os lobos são animais solitários, reservados e bem tímidos. São praticamente inofensivos, preferindo manter distância das pessoas.

Glossário: 

Bioma: grande área que apresenta características parecidas, como clima e vegetação.

Pergunta enviada pelo leitor Lorenzo P.

Tem alguma dúvida sobre o mundo animal? Mande sua pergunta para nós: joca@magiadeler.com.br.

Conheça o canal do biólogo Guilherme Domenichelli.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (7)

  • Alice Santos Carvalho

    3 anos atrás

    olá, achei o lobo-guará muito bonito além de ter suas pernas bem longas

  • Daniel Beltrame

    3 anos atrás

    Joca queria perguntar se o Lobo - Guará é mesmo um lobo ou se ele é chamado assim por ele parecer um lobo

  • Jornal Joca

    3 anos atrás

    Oi, Daniel. Tudo bom? Meu nome é Felipe, sou editor de conteúdo no Joca. Nós perguntamos para o biólogo Guilherme e ele nos disse que, apesar do nome, o lobo-guará não é um lobo de verdade. Até a próxima! - Equipe Joca

  • Isabella Galdino Araújo

    3 anos atrás

    Eu acho muito fofo o lobo - guará. Ele é muito lindo !

  • Daniel Beltrame

    3 anos atrás

    Verdade ele é maravilhoso

  • david

    3 anos atrás

    jornal joca é muito legal etm em jornal e o on-line ?

  • Clara Miranda Barbosa

    3 anos atrás

    Olá tudo bem? queria perguntar se o Lobo-Guará vive no pará também

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido