Arte: Milena Branco

Hoje, existem ao redor do mundo aproximadamente 480 espécies diferentes de tubarão. De todas elas, uma que chama bastante a atenção, por conta da aparência, é o tubarão-martelo.

Mas você sabia que não existe apenas uma espécie de tubarão-martelo? Alguns cientistas afirmam que existem oito espécies diferentes, enquanto outros dizem que há dez tipos distintos. Cada uma dessas espécies possui tamanho específico. O Sphyrna corona, por exemplo, mede apenas 90 cm de comprimento (a altura de uma criança entre 3 e 4 anos), enquanto o Sphyrna mokarran, que é o grande-tubarão-martelo, cresce mais de 6 metros (altura aproximada de uma casa de dois andares).

Ou seja, a largura de um tubarão-martelo pode variar bastante, sendo que os maiores podem chegar facilmente a dois metros de largura.

Outro ponto importante a ser observado é que as fêmeas costumam ficar maiores e mais pesadas do que os machos. De todos os tubarões-martelos já analisados pelos especialistas, o maior já registrado foi uma fêmea capturada na Flórida, nos Estados Unidos, no ano de 2006. O animal tinha 6,1 metros (maior do um carro comum) e pesava 580 quilos (mais ou menos o peso de um elefante-da-savana).

Curiosidades sobre o tubarão-martelo

  • A cabeça achatada e larga faz com que este tubarão consiga nadar com mais velocidade e agilidade.
  • As narinas são mais expandidas do que as de outras espécies, o que faz com que o tubarão-martelo tenha um olfato mais aguçado para localizar presas.

Pergunta enviada pelo leitor Victor Gabriel, 10 anos, de São Paulo (SP).

Tem alguma dúvida sobre o mundo animal? Mande sua pergunta para nós: joca@magiadeler.com.br.

Conheça o canal do biólogo Guilherme Domenichelli.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Maria Fernanda Soares

    2 anos atrás

    Meu deus amado , peso de elefante ! AI DEUS ,sou viciada nas curiosidades maritimas amo muito as orcas e todos os tipos de tubaroes estrelas do mar etc adorei a noticia

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido