Arte: Milena Branco

Apesar de ser da mesma espécie, machos e fêmeas de aves podem apresentar características corporais distintas. Essas diferenças externas (ou seja, na aparência) são chamadas de “dimorfismo sexual” e podem variar bastante dependendo da espécie.

Um exemplo de pássaro que possui dimorfismo entre machos e fêmeas são os pavões. Os machos têm penas mais coloridas e chamativas e uma linda cauda que se abre como um leque. Já as fêmeas apresentam uma cauda com penas menores e cores bem mais apagadas.

Essas diferenças nas cores das penas de machos e fêmeas também podem ser observadas nos galos e nas galinhas, nos avestruzes e em diversas espécies de marrecos, entre outros.

Outra diferença externa entre machos e fêmeas de aves é o tamanho dos animais. No caso de alguns tipos de ave de rapina, como as harpias e os falcões, os machos são menores que as fêmeas.

Mas nem todas as aves possuem dimorfismo sexual. As araras e os papagaios, por exemplo, não têm diferenças muito marcantes entre os sexos. No entanto, é claro que eles não enxergam problema nisso. Mesmo que para nós, humanos, possa ser difícil diferenciar machos de fêmeas, as aves sabem exatamente qual é o sexo de cada membro da sua espécie.

Pergunta enviada pelo leitor Pedro de P., 12 anos.

Tem alguma dúvida sobre o mundo animal? Mande sua pergunta para nós: joca@magiadeler.com.br.

Conheça o canal do biólogo Guilherme Domenichelli.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • Lívia Medeiros

    2 anos atrás

    Olá desenvolvedores do Jornal Joca e todos os leitores desse Jornal! Sou nova aqui, e conheci o jornal por meio das minhas aula de português. Entrei hoje mas já gostei, é muito interessante e divertido ao mesmo tempo! Garanto que vou voltar mais vezes!

  • Jornal Joca

    2 anos atrás

    Oi, Lívia! Tudo bom? Nós adoramos saber que você gostou do Joca! Volte sempre e sinta-se livre para enviar sugestões de matérias para nós. Até a próxima!

  • Daniela Possari

    2 anos atrás

    conheci o joca nas aulas de portuguÊs.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido