É comum as pessoas acreditarem que coelhos e lebres são o mesmo animal ou até mesmo que formam um casal, mas isso é errado. Apesar de parecidos, eles são de espécies diferentes.

A primeira dica para identificar uma lebre é prestar atenção ao tamanho. Quando adulta, a lebre pode atingir 70 centímetros de comprimento, enquanto o coelho tem apenas 45 centímetros. As lebres são vistas nas cores marrom e castanho, enquanto o coelho pode ser preto, branco, cinza, malhado etc. Ainda na aparência, é fácil notar que as orelhas das lebres são maiores.

Apesar de ambos se locomoverem com saltos, as lebres pulam em distâncias maiores por conta das pernas traseiras, longas e fortes. O tempo de gestação da lebre também é mais longo: ela passa dois meses com o filhote na barriga, enquanto a mamãe coelho não passa mais de um mês grávida.

Mas se a sua pergunta é porque está pensando em adotar um pet, há algo de que precisa saber. Coelhos servem bem como animais de estimação, inclusive podem ficar bem mansos e carinhosos com os donos. O mesmo não acontece com as lebres, pois são bichos que não foram domesticados.

Pergunta enviada pela leitora Lana de S., 7 anos, de São Roque (SP).

Tem alguma dúvida sobre o mundo animal? Mande sua pergunta para nós: joca@magiadeler.com.br. Conheça o canal do biólogo Guilherme Domenichelli.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (5)

  • DavidOL

    2 anos atrás

    Eu queria ter um coelho Valeu pela dica.

  • laura

    2 anos atrás

    Nossa não sabia de nada disso

  • Gaibriel

    2 anos atrás

    Oi, gostei da matéria. Gabriel Heitor Moreira Rocha da Silva

  • Rita de Cássia de Oliveira Morais Navarro

    2 anos atrás

    Amei a matéria!! Como a Jaguatirica é importante para a natureza!!! E eu não sabia a diferença de lebre para coelho. Obrigada.

  • Bruna Reinert Biscaia

    2 anos atrás

    Adorei a parte da Java Jaguatirica Que ao Quem te caça ela é a um se pintada Por que a onça pintada e bem parecida com a Jaguatirica

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido