Arte: Milena Branco

As baleias vivem em todos os oceanos. Na classificação biológica, elas pertencem a uma ordem chamada Cetacea, composta por mamíferos adaptados à vida aquática. Botos e golfinhos também fazem parte dessa subdivisão.

Dentro do grupo dos cetáceos, as espécies de baleias são divididas em dois subgrupos: misticetos e odontocetos. Os misticetos são representados, por exemplo, pelas jubartes, baleias-azuis, baleias-fin, baleias-francas e baleias-de-bryde. Essas espécies não têm dentes, mas possuem estruturas na boca chamadas barbatanas que são especializadas em filtrar pequenos animais marinhos, principalmente o krill.

O outro grupo, dos odontocetos, é composto por animais como as baleias-narvais, cachalotes, orcas, golfinhos e belugas. Esses bichos são grandes caçadores: capturam peixes, lulas, crustáceos, aves e, às vezes, até outros mamíferos, como lobos-marinhos e leões-marinhos.

Sendo assim, na prática, todas as baleias são caçadoras, portanto são consideradas animais carnívoros. A diferença, como vimos nos parágrafos anteriores, é que as espécies classificadas como odontocetos caçam presas maiores do que as que integram o subgrupo dos misticetos.

Ameaçadas de extinção

Infelizmente, muitas espécies de baleias estão ameaçadas de extinção, como é o caso da baleia-azul, da cabeça-redonda e da franca-do-norte. Entre os motivos que colocam a vida desses animais em risco estão a caça predatória e a poluição marinha.

Pergunta enviada pelos alunos do 2° ano A do Colégio CB COC, em São Roque (SP).

Tem alguma dúvida sobre o mundo animal? Mande sua pergunta para nós: joca@magiadeler.com.br.

Conheça o canal do biólogo Guilherme Domenichelli.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • 3° ANO- Prof: Lucineia e alunos.

    2 anos atrás

    Nós do Colegio Lumen Objetivo de Piraju/ SP, adoramos conhecer esse site.

  • aluno.somar5

    2 anos atrás

    gostei muito desse peixe leão muito legal

  • turma 3 ano fundamental, objetivo. Altamira- pá

    2 anos atrás

    Olá, somos do Colégio Objetivo, estamos no 3º ano. Gostamos muito da matéria referente as baleias e ficamos felizes em saber que existem outas espécies. Inclusive na matéria de ciências estamos conhecendo alguns animais vertebrados e invertebrados.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido