Arte: Milena Branco

Os papagaios, também chamados popularmente de “louros”, são alguns dos animais mais queridos do Brasil! Isso porque eles podem se tornar bichos muito carinhosos e apegados às pessoas da casa.

Deve-se sempre comprar um papagaio legalizado, ou seja, autorizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), órgão que fiscaliza e autoriza a posse e os criadouros de animais silvestres no Brasil. Já em outros estados, como é o caso de São Paulo, quem faz esse trabalho é a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

De qualquer forma, o importante é comprar um animal que venha de criadouros autorizados. Tenha cuidado, pois não é possível legalizar um bicho após ele ter sido comprado de um criadouro não autorizado.

Os animais silvestres legalizados são reproduzidos em criadouros registrados no Ibama. Os papagaios nascidos recebem uma anilha (objeto parecido com um anel de metal) em uma das penas contendo um código de identificação único para cada animal.

Nunca compre bichos em lugares ilegais. Em geral, eles foram caçados por traficantes de animais. Muitas vezes os filhotes são retirados dos ninhos ainda jovens e separados dos pais.

Depois de adquirir o papagaio, é muito importante mantê-lo em local apropriado. Existem viveiros grandes com muitos poleiros e brinquedos para ele se distrair. A alimentação deve ser balanceada com rações próprias e frutas variadas. Algumas pessoas só alimentam os papagaios com sementes de girassol, mas isso é errado.

Além da água para beber, eles gostam muito de um banho refrescante nos dias mais quentes. Tomar sol no início da manhã e no fim da tarde também é essencial para a saúde dessas aves.

Os papagaios estão entre os animais mais inteligentes do mundo, por isso precisam de atenção e carinho, para não ficar estressados e tristes.

Quando bem cuidado, um papagaio pode viver mais de 60 anos. Se você é de uma família que viaja muito, é importante planejar e se programar antes de ter um papagaio em casa. É preciso ter certeza de que vai fazer o possível para manter o animal saudável e feliz.

Pergunta enviada pela leitora Rafaela M., 9 anos, de São Paulo (SP).

Tem alguma dúvida sobre o mundo animal? Mande sua pergunta para nós: joca@magiadeler.com.br.

Conheça o canal do biólogo Guilherme Domenichelli.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (7)

  • Miguel

    3 anos atrás

    gostei meu pai não tinha um papagaio, mas tinha 2 periquitos muitos espertos

  • MARCELO DELÔGO DUTRA

    3 anos atrás

    Eu adoro papagaios sempre quis ter um! Minha vizinha tem um e ele conversa comigo kkk?

  • Luana Beatriz de Medeiros

    3 anos atrás

    eles(as) geralmente vivem mais na natureza ou em cativeiro?

  • Camila Lopes

    3 anos atrás

    Oi, Joca! Adorei a matéria!

  • luis henrique

    3 anos atrás

    elas são bravas.

  • luis henrique

    3 anos atrás

    oque seria um (criadouro não autorizado).

  • Jornal Joca

    3 anos atrás

    Oi, Luis Henrique. Tudo bom? Um criadouro não autorizado é um lugar onde criam os animais ilegalmente. Ou seja, eles não receberam a certificação do Ibama de que estão tratando os animais com todos os cuidados necessários. Abraços!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido