Arte: Milena Branco

Existem muitas espécies de macacos no mundo e quase todas gostam de se locomover usando os galhos e cipós das árvores, o que para eles é uma grande vantagem. Usando essa estratégia, esses animais vão de um lugar para outro bem mais rapidamente do que se fossem caminhando pelo chão das florestas.

Outro benefício desse tipo de locomoção é que, ao pular de árvore em árvore, os macacos conseguem se esconder e fugir de predadores. Quando um primata está no chão procurando por alimento e água ou apenas caminhando, ele fica muito mais vulnerável – predadores como onças e tigres podem caçá-lo com mais facilidade.

Para conseguir pular de árvore em árvore, os macacos usam os braços e as pernas. Alguns, como o macaco-aranha, o macaco-barrigudo e o bugio, não têm pelos na ponta da cauda, o que facilita na hora de fazer com que ela segure nos galhos. Assim, esses animais conseguem agarrar os galhos como se estivessem usando uma das mãos e se locomover de maneira mais eficiente pelas florestas. A cauda desses primatas é chamada de cauda preênsil.

Pergunta enviada pela leitora Elisa C., 6 anos. 

Tem alguma dúvida sobre o mundo animal? Mande sua pergunta para nós: joca@magiadeler.com.br.

Conheça o canal do biólogo Guilherme Domenichelli.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • gustavo nani cerqueira

    1 ano atrás

    eu gostei do vídeo, nunca tinha visto esse animal. O que eu mais gostei foi que ele corre mais rápido, ele pode ser proteger do perigo correndo. Quando estão em perigo ele avisa os outros.

  • isabella

    2 anos atrás

    ola jornal joca uso muito seu jornal para pesquisas da minha escola

  • 2 anos atrás

    oi eu amo voce joca

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido