Os jabutis são animais vertebrados, ou seja, têm ossos. Assim como nós, eles têm ossos no crânio, nas pernas e em outras partes do corpo. Além do esqueleto completo, os jabutis possuem o casco, que também é composto por ossos.

Essa formação óssea faz parte do esqueleto do animal e é bastante forte e resistente. A parte de cima do casco é chamada de carapaça e a de baixo é conhecida como plastrão. O casco fica na parte externa do corpo dos jabutis, tartarugas e cágados e serve para proteger o animal. Por ser composto de ossos, ele é bastante pesado. Por isso carregar todo esse peso não é nada fácil. Isso faz com que os jabutis sejam animais bastante lentos.

Os jabutis são mais lentos do que as tartarugas – que se locomovem vagarosamente apenas na areia, mas nadam rápido. Muitas pessoas confundem essas espécies, mas, enquanto os primeiros são terrestres, as tartarugas são marinhas e aquáticas (ou seja, vivem em águas doces e salgadas). Ainda existe um terceiro grupo, dos cágados, que vivem apenas na água doce. Entre as três espécies, os jabutis são os mais lentos.

No entanto, eles não são os animais que perderiam uma corrida entre todas as espécies. As lesmas e os bichos-preguiças, por exemplo, podem ser ainda mais lentos do que os jabutis.

Pergunta enviada pelo leitor Gael, da Escola Vera Cruz, em São Paulo (SP).

Tem alguma dúvida sobre o mundo animal? Mande sua pergunta para nós: joca@magiadeler.com.br.

Conheça o canal do biólogo Guilherme Domenichelli.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • Tiago Medeiros de Azevedo aluno.tiagomedeiros@colegiomagister.com.br

    1 ano atrás

    nossa, que descoberta! Eu vou contar para todos os meus amigos sobre isso !

  • mariana

    1 ano atrás

    olá, me chamo Mariana e tenho 10 anos, gosto muito de ler sobre as notícias achei muito interessante essa notícia, gostaria muito que vocês trouxessem uma notícia sobre árvores, ficaria muito feliz. -Nova Odessa -SP 29/06/2022 -escola Theresinha antonia malaguetta merenda

  • Gael Barrio Novo Brizido Rei aluno.gaelrei@colegiomagister.com.br

    1 ano atrás

    Eu achei interessante essa notícia porque eu não sabia porque os jabutis eram tão lentos mas agora que li essa notícia sei o motivo deles serem tão lentos. Gael Rei - Colégio Magister - 4o A.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido