Crédito de imagem: nickmahovik/iStock / Getty Images Plus/reprodução

As chamadas bolas de pelos são comuns nos gatos, principalmente nos animais que têm pelos longos.

O nome correto dessa bola de pelos é tricobezoar gástrico. Ela se forma no estômago do bichano. Mas como isso vai parar dentro do gato? Os felinos têm a tendência de lamber o corpo todo, com o objetivo de manter os pelos limpos — é o famoso “banho de gato”. Com isso, ele acaba engolindo alguns pelos que vão parar no estômago. Uma parte desses pelos sai nas fezes do felino, mas muitos ficam acumulados nesse órgão.

Normalmente, o gato consegue expelir o excesso de pelos do estômago. Ao regurgitar, ele elimina os pelos, restos de alimento e um muco estomacal.  

Nós conseguimos perceber que o felino está eliminando a bola de pelo ao notar que ele está prestes a vomitar. Isso é comum, e podemos encontrar essa massa de pelos, alimentos e muco em diversos locais da casa e do quintal. Porém devemos ficar atentos se essas bolas de pelos se tornarem muito frequentes ou se o gato está tentando vomitar e não está conseguindo. Embora comum, o acúmulo grande de pelos pode causar problemas estomacais, e a análise de um médico-veterinário é bastante importante para verificar a saúde do animal.

Pergunta enviada pelo leitor Marco C.

Tem alguma dúvida sobre o mundo animal? Mande sua pergunta para nós: joca@magiadeler.com.br.

Conheça o canal do biólogo Guilherme Domenichelli.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Marcus Lopes

    8 meses atrás

    oi

  • Leila Cristina Despincieri Santos

    8 meses atrás

    Gatos vomitam bolas de pelos! Olá, galera do Jornal Joca!!! Somos alunos do 2º ano B, da escola EMEF. Dr. João Mendes Júnior e estamos acessando o site pela primeira vez. Hoje lemos a matéria "Por que os gatos vomitam bola de pelo?", e achamos muito interessante. Nós já sabíamos que os gatos "tomam banho" se lambendo e faz todo o sentido. Estaremos por aqui toda sexta-feira útil, até breve. Alunos do 2º ano B - Assis/SP

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido