Crédito de imagem: Manuel ROMARIS/Getty Images/reprodução

O ornitorrinco é um animal muito diferente de todos os outros. Ele é um mamífero, já que as fêmeas produzem leite para amamentar os filhotes. O animal tem bico de pato, pés com membranas entre os dedos para nadar e, o mais incrível, bota ovos! Isso mesmo: as fêmeas botam ovos e os filhotes se desenvolvem como se fossem aves.

O casal de ornitorrinco cava uma toca no barranco do rio em que mora. Depois do acasalamento, a fêmea constrói um ninho dentro dessa toca usando capim seco e outros materiais macios. Então, ela bota geralmente dois ovos e os incuba por dez a 12 dias, até os filhotes nascerem. A mãe amamenta e cuida dos bebês até eles crescerem e se virarem sozinhos. O macho não participa da incubação e do cuidado dos filhotes.

Crédito de imagem: Martin Harvey/Getty Images/reprodução

Outra curiosidade bem legal desse bicho diferente é que os machos possuem esporões nas patas traseiras que são conectados a glândulas de veneno. Eles são parecidos com um ferrão. Os machos usam o veneno para atacar uns aos outros durante a época de acasalamento e também para se defender de predadores, como crocodilos. Algumas pesquisas mostram que esse veneno não é letal para humanos, mas as pessoas que já foram ferroadas por um ornitorrinco dizem que causa muita dor no local atingido.

Crédito de imagem: Jason Edwards/Getty Images/reprodução

Pergunta enviada pelos leitores Daniela P. e Henrique N.

Tem alguma dúvida sobre o mundo animal? Mande sua pergunta para nós: joca@magiadeler.com.br.

Conheça o canal do biólogo Guilherme Domenichelli.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • Victor Magnavita

    1 mês atrás

    Nossa, que interessante. p.s. Voce sabia que o ornitorrinco faz parte de uma família de mamíferos que só ele e 1 outra espécie fazem parte?#Alertadenerd

  • Carla Maia

    1 mês atrás

    Coitados dos ornitorrincos todo mundo sempre fala que eles são diferentes novos estranhos mas eu fiquei pesando oque tem de mau em ser diferente

  • Carla Maia

    1 mês atrás

    Adorei a matéria!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido