O biólogo Guilherme Domenichelli responde dúvidas enviadas pelos nossos leitores
O ornitorrinco é um animal muito diferente de todos os outros. Ele é um mamífero, já que as fêmeas produzem leite para amamentar os filhotes. O animal tem bico de pato, pés com membranas entre os dedos para nadar e, o mais incrível, bota ovos! Isso mesmo: as fêmeas botam ovos e os filhotes se desenvolvem como se fossem aves.
O casal de ornitorrinco cava uma toca no barranco do rio em que mora. Depois do acasalamento, a fêmea constrói um ninho dentro dessa toca usando capim seco e outros materiais macios. Então, ela bota geralmente dois ovos e os incuba por dez a 12 dias, até os filhotes nascerem. A mãe amamenta e cuida dos bebês até eles crescerem e se virarem sozinhos. O macho não participa da incubação e do cuidado dos filhotes.
Outra curiosidade bem legal desse bicho diferente é que os machos possuem esporões nas patas traseiras que são conectados a glândulas de veneno. Eles são parecidos com um ferrão. Os machos usam o veneno para atacar uns aos outros durante a época de acasalamento e também para se defender de predadores, como crocodilos. Algumas pesquisas mostram que esse veneno não é letal para humanos, mas as pessoas que já foram ferroadas por um ornitorrinco dizem que causa muita dor no local atingido.
Pergunta enviada pelos leitores Daniela P. e Henrique N.
Tem alguma dúvida sobre o mundo animal? Mande sua pergunta para nós: joca@magiadeler.com.br.
Conheça o canal do biólogo Guilherme Domenichelli.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Nossa, que interessante. p.s. Voce sabia que o ornitorrinco faz parte de uma família de mamíferos que só ele e 1 outra espécie fazem parte?#Alertadenerd
Coitados dos ornitorrincos todo mundo sempre fala que eles são diferentes novos estranhos mas eu fiquei pesando oque tem de mau em ser diferente
Adorei a matéria!
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.