Os gatos merecem a fama de animais higiênicos. Para manter os pelos sempre bem limpinhos e livres de parasitas, o truque que eles usam é se lamber bastante. Isso mesmo, eles tomam banho usando a língua.

A língua do gato possui pequenas pontas, parecidas com espinhos, chamadas de papilas crônicas. Isso faz com que fique bem áspera, ideal para cumprir a função de pente, retirar a sujeira e pelos mortos.

Por conta desse hábito, eles acabam engolindo sem querer pelos que ficam presos na língua. Pelo menos uma vez por semana, esse pelo todo que foi engolido é regurgitado (ou seja, vomitado) em formato de bola. Essas bolas de pelo recebem o nome de tricobezoar.

Os filhotes não nascem sabendo se limpar. Quem cumpre essa função é a mãe, que dá banhos de língua nos filhos constantemente. A partir de três semanas de vida, os gatos aprendem a se limpar sozinhos. Além da limpeza, as lambidas servem como forma de demonstrar carinho e afeto, por isso, eles gostam de lamber os parentes e donos.

Todos os felinos se limpam com a língua, até os tigres e leões.

Pergunta enviada pela Beatriz, de São Paulo – SP. Tem alguma dúvida sobre o mundo animal? Mande sua pergunta para nós: joca@magiadeler.com.br.

Conheça o canal do biólogo Guilherme Domenichelli:

Enquete

Qual é a sua maior promessa de ano-novo?

Comentários (1)

  • maria do socorro vieira carneiro sousa

    1 dia atrás

    Joca a aranha pavão tem veneno?

Compartilhar por email