O biólogo Guilherme Domenichelli responde dúvidas enviadas pelos nossos leitores
Tartarugas, cágados e jabutis são classificados como quelônios, da classe dos répteis. E sim, eles vivem muitos e muitos anos. Para se ter uma ideia, nós temos dificuldade para registrar exatamente quantos anos vive uma tartaruga, já que a nossa longevidade é sempre menor do que a dela.
Apesar disso, sabemos que as espécies maiores, como as tartarugas marinhas, vivem entre 80 a 120 anos. O animal terrestre mais velho vivo no momento é uma tartaruga terrestre chamada Jonathan, com impressionantes 190 anos.
Ainda são necessários muitos estudos para verificar o que, de fato, faz uma tartaruga viver tanto assim. Entre os fatores que os cientistas acreditam que contribuam está o gasto lento do metabolismo desses animais, que geram e gastam energia bem devagar.
Pesquisas também mostraram que o DNA das tartarugas é bem resistente e que a capacidade de regeneração das células desses répteis é extremamente eficiente. O sistema imunológico, responsável por protegê-los de doenças, também é bastante forte e conta tem proteínas especiais.
Vida longa às tartarugas!
Pergunta enviada pelo leitor Davi M., 10 anos, de Belo Horizonte (MG).
Tem alguma dúvida sobre o mundo animal? Mande sua pergunta para nós: joca@magiadeler.com.br.
Conheça o canal do biólogo Guilherme Domenichelli.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Nós alunos do 4º A da escola Iraides Ferreira Lourenço de Santa Barbara d' Oeste, gostamos muito da reportagem, pois achamos interessante saber que elas tem grandes reserva de energia e um sistema imunitário potente.
eu achava que fazer exercicio fazia bem
Legal eu gostei.
oi
oi
Gostei muito
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.