O biólogo Guilherme Domenichelli responde dúvidas enviadas pelos nossos leitores
Pesquisadores discutem sobre esse tema há muito tempo. As hipóteses mais aceitas sobre os pescoções das girafas estão relacionadas às teorias da evolução. Jean Baptiste Lamarck, naturalista francês responsável pelas primeiras teorias sobre a evolução dos seres vivos, dizia que elas desenvolveram os enormes pescoços pelo uso constante na busca de folhas nos galhos das árvores para se alimentar. Outro cientista, Charles Darwin, também relacionou o tamanho dos pescoços com a alimentação.
É verdade que os enormes pescoços são fundamentais para as girafas se alimentarem sem praticamente ter concorrentes, já que a maioria dos herbívoros africanos pasta os vegetais no chão, como os antílopes, zebras, gnus e rinocerontes.
Além dessa vantagem, estudos recentes mostraram que as girafas também usam o pescoço em brigas. É isso mesmo: os machos lutam entre si para conquistar as fêmeas. Eles batem os longos e musculosos pescoços, e os maiores e mais fortes acabam vencendo a briga e os olhares das fêmeas, que escolhem os mais fortes e pescoçudos machos da região.
Pergunta enviada por leitor do Joca.
Tem alguma dúvida sobre o mundo animal? Mande sua pergunta para nós: joca@magiadeler.com.br.
Conheça o canal do biólogo Guilherme Domenichelli.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.