Representação fotorrealista de um dinossauro archaeopteryx. Crédito de imagem: leonello/Getty images/reprodução

Nem todos os dinossauros foram extintos, muitos ainda vivem entre nós. Um grupo deles sobreviveu ao impacto de um asteroide há 66 milhões de anos e evoluiu para uma classe de animais que conhecemos muito bem hoje: as aves.

Esse grupo de dinossauros é conhecido como terópode. A maioria deles era carnívora e bípede (andavam apoiados em duas pernas) dividida em várias espécies, algumas bastante famosas, como o tiranossauro, espinossauro e velociraptor.

Uma descoberta fundamental para essa teoria de que as aves atuais são descendentes desses dinossauros ocorreu no ano de 1861, quando foi encontrado o fóssil de um archaeopteryx (lê-se arqueoptérix), um terópode pequeno que tinha penas. Isso mesmo: dinossauro com penas. Ele também tinha cauda comprida e dentes reptilianos (parecidos com os de um lagarto).

Isso indicou aos cientistas que, ao longo de milhões de anos de evolução, o organismo desses dinossauros trouxe duas adaptações evolutivas importantes que também estão presentes na classe das aves: a presença de penas e a capacidade de manter o calor do corpo, chamada de endotermia. O conhecimento de que esses dinossauros eram “animais de sangue quente” deixou claro que essa adaptação foi muito importante para os terópodes, já que eles andavam e corriam bastante, gastando muita energia para o organismo funcionar.

A partir dessas evidências, os cientistas consideram os dinossauros terópodes antepassados das aves atuais. Elas estão espalhadas pelo mundo e podem ser observadas em vários ambientes do planeta. Se considerarmos que existem muito mais espécies de aves do que de mamíferos, até podemos dizer que os dinossauros ainda dominam a Terra.

Entre todas as espécies de aves, algumas são bem primitivas, por isso são consideradas mais próximas dos dinos, como avestruzes, emas, casuares, emus e kiwis.

Pergunta enviada pelo leitor Benicio N.

Tem alguma dúvida sobre o mundo animal? Mande sua pergunta para nós: joca@magiadeler.com.br.

Conheça o canal do biólogo Guilherme Domenichelli.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Daniela Possari

    9 meses atrás

    Além do Archaeopterix, tem um outro dino que é parecido com as aves de hoje em dia. O Microraptror Uma coisa de interessante sobre o microraptor é que ele é da mesma família do velociraptor (dromeossauridae), e que ele tem 4 asas (sim, você leu certo, ele tem 4 asas). Rafael Possari Miotto, 14 de julho de 2023.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido