Arte: Tawany Rein

Não são todos os animais que entendem o que as pessoas estão falando, mas muitas espécies podem aprender e compreender o significado de algumas palavras.

Os animais mais inteligentes, como golfinhos, chimpanzés e cachorros, podem aprender a linguagem humana. Pesquisas mostraram que chimpanzés e gorilas aprendem palavras e respondem com a linguagem de sinais – mas, é claro, é um longo treinamento e leva tempo até que eles consigam fazer isso.

O animal mais famoso que aprendeu essa linguagem foi a gorila chamada Koko, que faleceu em 2018. Ela entendia 2 mil palavras do inglês e possuía um vocabulário ativo com mais de mil sinais. Os cães também são capazes de distinguir palavras e podem responder com gestos e latidos.

Além de compreender parte da nossa linguagem, muitos bichos percebem alguns dos nossos sentimentos, por exemplo, quando estamos tristes, zangados ou felizes. É muito bom saber que somos entendidos por muitos dos nossos amigos animais.

Pergunta enviada pelo leitor André Luiz, 8 anos, de Campina Grande.

Tem alguma dúvida sobre o mundo animal? Mande sua pergunta para nós: joca@magiadeler.com.br.

Conheça o canal do biólogo Guilherme Domenichelli.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (11)

  • lilica

    1 ano atrás

    gatos entendem os humanos ?

  • Felipe Sali (editor no Jornal Joca)

    1 ano atrás

    Oi, obrigado pela pergunta. Poderia enviar (com seu nome, idade e cidade) para o e-mail joca@magiadeler.com.br. Assim, podemos te creditar no texto quando o Guilherme responder.

  • Jaqueline Alves

    1 ano atrás

    Caros, jornalistas do Jornal Joca, Somos os alunos do 3º ano do Colégio Imaculada Conceição de Machado-MG, e nossa professora se chama Jaqueline. Fizemos uma Avaliação de Língua Portuguesa e nossa professora nos disponibilizou essa reportagem. Ela é muito interessante! Gostamos muito do seu conteúdo. Logo estaremos enviando a nossa dúvida animal. Agradecemos à atenção, Alunos do 3º ano - CIC Machado/MG

  • Cecilia

    1 ano atrás

    :)

  • Cecilia

    1 ano atrás

    Oi Tia Jaque, estou muito feliz em enviar essa mensagem para Jornal Joca. Obrigada Jornal Joca pela atenção. Cecília

  • Maria Cecilia

    1 ano atrás

    Tenho uma cachorra e quando eu estou triste ela começa a me lamber. E quando eu chamo, ela vem correndo. Achei a reportagem interessante e me identifiquei com o que li.

  • Ana Galhoti

    1 ano atrás

    Olá, tudo bem? Para enviar dúvidas sobre os animais no e-mail do Jornal Joca, preciso pôr nome, idade e o local que moro? E precisa de mais informações?

  • Jornal Joca

    1 ano atrás

    Olá, Ana, tudo bem? Obrigado por escrever para a gente. Basta enviar a dúvida, seu nome, idade e cidade onde mora para o e-mail joca@magiadeler.com.br Ficaremos esperando!

  • valentina

    1 ano atrás

    ese moso trabalha cou o que

  • Jornal Joca

    1 ano atrás

    Olá, Valentina! Obrigado por deixar seu comentário por aqui. Não sei se conseguimos entender bem sua pergunta. Você quer saber com o que o Guilherme Domenichelli trabalha? Ele é biólogo, ou seja, estuda seres vivos, como os animais. Comente aqui no site do Joca sempre que quiser. Se tiver qualquer outra dúvida, é só deixar um recado :)

  • Davi Santos

    1 ano atrás

    A reportagem é muito interessante uma vez que, os animais consegue se relacionar com os animais de várias formas. Davi Santos Queros Escola municipal Maria cândida Figuereido 5° A

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido